×

América Latina lidera crescimento em publicidade móvel; Video on demand ultrapassa TV aberta no Brasil

No giro de notícias da semana, Brasil, México e Argentina figuram na lista global de países com maior tráfego móvel; Estudo mostra que 82% dos brasileiros assistem a vídeos sob demanda, enquanto 73% declaram assistir TV aberta; Globo lança plataforma de streaming Globo Play.

LATAM é a região que mais cresce em publicidade móvel no mundo

Levantamento produzido pela Mobile Marketing Association (MMA) em parceria com Opera Mediaworks indica a América Latina como o mercado de mobile ads que mais cresce atualmente, com uma fatia de 8% do mercado global. A pesquisa também coloca Brasil, México e Argentina na lista dos países de maior tráfego móvel no mundo.

A região também possui o maior potencial de monetização, segundo o mapeamento, saindo na frente de outros mercados emergentes. Se por um lado a porcentagem de impressões in-apps (visualizações dentro dos aplicativos) é inferior à média global (30% contra 55%; o que o relatório atribui à baixa média brasileira de 18%), as receitas desses anúncios são 40% superiores em relação a mercados como Ásia-Pacífico e África.

Estudo mostra que 82% dos brasileiros assistem a vídeos sob demanda

Enquanto os investimentos em publicidade no Brasil ainda continuam muito concentrados na TV aberta, espectadores mostram novos hábitos e preferências. A rápida adoção de dispositivos móveis no Brasil abriu espaço para outras opções de entretenimento frente à TV, como o consumo de vídeos sob demanda, fornecidos por empresas como Netflix e YouTube.

Uma pesquisa mostra que atualmente os 82% dos brasileiros assistem a videos on demand, enquanto 73% que declaram assistir à TV aberta. O tempo dedicado ao consumo de video on demand (VOD) também é maior, um total de 13,6 horas semanais contra 8,1 horas.

Os dados são do estudo “IMS Video in LatAm”, produzido pela comScore e IMS, que analisou hábitos de 8 mil espectadores de países como Brasil, Chile, Peru, Argentina, México e Colômbia. A pesquisa revela que o smartphone é o dispositivo mais utilizado para acessar VOD, sendo que os conteúdos mais consumidos são séries de TV e filmes.

De maneira geral, os hábitos da América Latina seguem os dos usuários brasileiros: a média de consumo de vídeos sob demanda é de 13,2 horas semanais, sendo que a proporção em relação aos usuários que afirmam assistir ao formato em relação aos que assistem à TV aberta é de 81% contra 70%. O smartphone também é o dispositivo mais utilizado, de forma que os conteúdos preferidos são semelhantes.

Globo lança plataforma de streaming

Após experiências com serviço de TV sob demanda em seus canais pagos, Globo lança o Globo Play. Disponível desde terça-feira (3), a plataforma de streaming permite o acesso aos programas, novelas e jornais da emissora em dispositivos móveis e PCS.

Por enquanto, filmes e conteúdos como esportes e séries não estão disponíveis por questões contratuais, mas usuários podem acessar todas as novelas que a Globo produziu nos últimos cinco anos na seção replay. Os programas jornalísticos são disponibilizados por até seis meses, enquanto outros conteúdos, como novelas e programas, podem ser acessados enquanto estiverem na grade da emissora.

A programação ao vivo do canal é disponibilizada apenas a usuários das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. O sinal de streaming em tempo real é liberado quando a plataforma reconhece a localização do usuário, que deve fazer um cadastro prévio e liberar a localização. O Globo Play já está disponível na web por meio do site oficial e em aplicativo nas plataformas Android e iOS.