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DataXu reembolsa clientes em caso de fraude

Para combater a fraude na tecnologia de anúncios, a DataXu adotou uma estratégia que influencia diretamente no ROI — vai reembolsar caso seja comprovada algum tipo de alteração fraudulenta que ultrapasse 3% das métricas da campanha. A medida foi possível por meio da parceria com a DoubleVerify.

A garantia de 97% da entrega será válida para todas as campanhas no mundo, a partir de janeiro de 2015, inclusive no Brasil. De acordo com o gerente geral da DataXu para Europa, Sacha Berlik, não será repassado nenhum aumento de cobrança aos clientes, pois a estratégia é se firmar com mais credibilidade no mercado e, assim aumentar a base.

“Fraudes foram e ainda são um grande problema na indústria. Começou com as buscas, e evoluíram para display e banners. Em meados de 2005, logo após a aceleração do mercado com ad exchanges, chegaram ao ad tech e só cresceram. Ou seja, não é exclusividade do mercado de programático, existem segundo o mercado de publicidade digital”, argumenta Berlik.

A taxa de 3% foi calculada com base na média de fraudes da indústria, com o compromisso de estar bem abaixo dessa medida. Hoje, de acordo com o executivo, estima-se que 7% da indústria é acometida por fraudes de métricas.

De acordo com ele, o mercado de programático precisa urgentemente responder aos cibercriminosos de alguma maneira, e essa foi a estratégia encontrada pela DataXu. “Sabemos que isso não vai resolver o problema da indústria — de certo modo, é muito menos arriscado para cibercriminosos desenvolverem um algoritmo para burlar a tecnologia do que roubar um banco. Ainda assim, acreditamos estarmos fazendo a nossa parte”, defendeu.

Recentemente, a Pixelate divulgou um ranking de páginas que mais tiveram suas métricas adulteradas por robôs por roubo de domínios, evidenciando que até gigantes como ebay e YouTube são vítimas de fraudes e prejudicam rendimentos — de seus inventários, bem como o budget de anunciantes — com números equivocados.

“Quando falamos de publicidade online, quando perdemos credibilidade, perdemos dinheiro. E é nisso que estamos focando nossa estratégia: construir credibilidade”, enfatiza Berlik. Por isso, para ele, reconhecer a existência de fraudes nas métricas e resultados é mandatário para amadurecimento da indústria. É preciso ter consciência de que não existe 100% de garantia o tempo todo sem o cibercrime, que nasceu junto com a própria internet. “Precisamos falar mais abertamente sobre isso. Se não fizermos isso, vamos tocar na credibilidade de toda a indústria, e aí as perdas serão imensamente maiores”, finaliza.