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4 passos para construir sua estratégia de Customer Data Management

Edmardo Galli, CEO Latam da IgnitionOne, debruça sobre os conceitos de Customer Data Management (CDM) e analisa a relevância de uma cultura de tomada de decisões de negócios orientada por dados.

O Customer Data Management (CDM) é uma estratégia pela qual as empresas utilizam para obter mais informações sobre as preferências de cada um de seus consumidores e as principais tendências de mercado. Ela abrange uma variedade de ferramentas de computação em nuvem projetadas para fornecer uma abordagem sistemática e planejada de coleta, análise e gerenciamento de dados dos consumidores.

Para exemplificar melhor as estratégias de Customer Data Management, deixo 4 passos importantes:

  1. Identifique os dados relevantes

Reconheça quais são os dados mais importantes e a relevância de cada um deles para iniciar sua estratégia de Customer Data Management. Neste primeiro momento, responda as perguntas abaixo de acordo com o seu business:

  • Os canais utilizados para conversar com os seus consumidores trazem o retorno esperado?
  • Como você analisa essa informação?
  • As informações são utilizadas para traçar a jornada de compra ainda mais assertiva?
  • Os dados coletados são utilizados para melhorar a experiência do consumidor?
  1. Saiba de onde tirá-los

Edmardo Galli, CEO LATAM da IgnitionOne

Depois de avaliar quais dados você realmente precisa, escolha de onde eles virão. As possibilidades são infinitas: CRM, pesquisa de satisfação, formulários, histórico de compras, tempo de navegação, produtos mais visitados, localização, mídias sociais etc.

Tenha sempre em mente quais os objetivos e o que você está buscando saber. Para construir um relacionamento verdadeiro com os clientes é necessário haver clareza sobre a finalidade dos dados coletados.

  1. Invista em tecnologia

As planilhas não são mais suficientes para gerenciar, analisar e recuperar dados com eficiência. Você precisa investir em ferramentas que forneçam em tempo real o cenário e os insights necessários para cada uma de suas estratégias.

  1. Explore ao máximo

Os dados ficam inutilizáveis ​​se não forem verificados e cruzados constantemente, tente evitar com simples ações:

  • Integre dados das equipes de marketing, vendas e serviços;
  • Valide se as informações do cliente estão corretas;
  • Verifique se a informação é consistente;
  • Limpe o banco de dados eliminando redundâncias, duplicatas, registros incompletos ou errados;
  • Atualize o banco de dados regularmente.

Lembre-se que uma estratégia eficaz de Customer Data Management preza pela qualidade e procedência dos dados, assegurando os consumidores da confidencialidade e segurança dos mesmos.