Dicas valiosas de marketing para o setor financeiro no fim de ano

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Chegou aquela época do ano, novamente, em que consumidores de todos os tipos estão correndo para comprar presentes entre a Black Friday e o Ano Novo. E à medida que o fim do ano se aproxima, há duas fortes razões pelas quais as marcas do setor financeiro não devem perder oportunidades de marketing nesse momento, analisa Fernando Tassinari, diretor-geral no Brasil da Taboola, em artigo exclusivo para o ExchangeWire Brasil.

Para obter mais sucesso nas vendas, provavelmente você se interesse por algumas dessas principais categorias de consumidores, de acordo com a National Retail Federation (NRF):

  • 60% dos entrevistados disseram que querem receber cartões-presente e outros certificados;
  • 37% disseram que querem receber livros e outras mídias.

Independentemente de querer ou não aumentar o awareness de marca durante essa época do ano financeiramente relevante, ou vender seus produtos, você precisa estar em contato com esses consumidores on-line.

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Fernando Tassinari, diretor-geral no Brasil da Taboola

De acordo com a NRF, mais da metade dos entrevistados, 55%, planeja fazer suas compras de fim de ano pelo menos parcialmente online. Mas é um jogo extremamente competitivo nesta época do ano.

Se a sua marca quer se destacar, você precisará de insights baseados em dados quando se trata de segmentação e orçamentos. Mais importante ainda, você precisará de criativos para motivar os consumidores a clicar.

Neste período de festas de fim de ano, nós nos aprofundamos no planejamento e na execução de campanhas de marketing digital para o setor financeiro. Acesse o Manual de Marketing para Fim de Ano completo da Taboola.

Construir os melhores anúncios financeiros é uma questão de gênero e adereços usados nas fotos

De anúncios em vídeo à conteúdo patrocinado, vemos imagens e vídeos coloridos de pessoas com o melhor desempenho, independentemente da categoria.

Para campanhas de vídeo, concentre-se em ações específicas, enquanto que para conteúdo patrocinado e anúncios de mídia social, cores e a falta de adereços de fotos são importantes para o desempenho.

Campanhas de vídeo: mantenha seus assuntos em movimento.

A atividade física gera o melhor desempenho das campanhas de marca em vídeo. Para os anunciantes financeiros, mantenha os motivos em seus vídeos em movimento para maior engajamento.

Analisamos as duas mil principais campanhas de vídeo na Web Aberta com base em duas métricas principais: visibilidade e taxa de conclusão. Nós mapeamos as ações em três categorias para ver onde a maior oportunidade para os anunciantes financeiros está neste período de festas: atividade física, atividade vocal e atividade geral.

Indo além dos criativos, veja como os vídeos de anunciantes financeiros podem ser impulsionados:

  • mantenha seus vídeos entre 15 segundos e 1 minuto de duração;
  • inclua seu logotipo na tela para melhor recordação da marca;
  • adicione legendas, se necessário, para otimizar o som desligado;
  • inclua e sobreponha para melhor CTR;
  • … ou um cartão final para direcionar o tráfego de pessoas que terminaram seu vídeo;
  • por fim, teste três criativos de vídeo para melhor otimização.

Conteúdo patrocinado: homens com comida são os melhores quando se trata de imagens

As imagens que impulsionam a maior taxa de cliques (CTR) para marcas do setor financeiro nesta época do ano incluem comida e homens. Mantenha os animais fora da mistura; estes realmente diminuem o CTR.

 

Também analisamos as principais palavras-chave para usar em seus títulos e criativos de conteúdo patrocinado. Palavras-chave como “opções”, “sênior” e “estoque” podem aumentar a CTR em até 50%.

Segmentação: os consumidores querem conteúdo financeiro às terças e quartas-feiras, além de outros insights

Depois de criar criativos mais atraentes possível, você precisa focar em atender os clientes no melhor momento: enquanto eles fazem compras on-line.

Analisamos vários parâmetros de segmentação para identificar exatamente quando e onde os anunciantes do setor financeiro podem encontrar seus consumidores e audiência nesta época de fim de ano.

A oportunidade é definida na interseção entre oferta e demanda. Definimos o fornecimento como o valor que os anunciantes estão investindo para promover conteúdo e produtos e exigem a CTR desse conteúdo.

Veja o que encontramos: é mais provável que você alcance consumidores do setor financeiro às terças e quartas-feiras.

O Ano Novo deveria ser um grande foco para o setor financeiro

Algumas dicas finais: teste campanhas especificamente para dispositivos móveis, além de promover páginas de destino que hospedem conteúdo de vídeo. Observamos uma grande oportunidade para esses tipos de dispositivo e página de destino.

À medida que você testa táticas de segmentação e criativos diferentes para os feriados, lembre-se de que a atualização é fundamental. Mantenha os criativos atualizados e experimente novas táticas se começar a ver fadiga em sua audiência online.

A época de festas é um momento para compartilhar, dar e se divertir, que é exatamente o que você deve procurar fazer em suas campanhas – oferecer aos clientes e fãs a chance de fazer parte da ação.