×

Em 2021, publicidade digital na América Latina movimentará US$ 41 bi 

No giro de notícias da semana, os destaques do mercado digital LATAM: relatório do eMarketer prevê investimento de US$34 bilhões em publicidade digital na região este ano; com Salesforce DMP, Grupo Globo aposta em segmentação; Google AdSense domina anúncios em blogs brasileiros.

Publicidade digital na América Latina alcançará US$ 41 bi em 2021

Em sua sétima edição, o estudo eMarketer Global Media Intelligence Report, realizado em parceria com a Starcom, traz um panorama sobre o consumo de mídia e o investimento em 36 países de seis regiões.

Em 2017, o investimento em publicidade digital na mídia na América Latina atingirá US$ 34 bilhões. O maior mercado é o Brasil (US$ 14 bilhões), seguido de Argentina (US$5,8 bi), do México (US$ 4,6 bi), Colômbia (US$ 1,04 bi), Chile (US$ 1,03 bi) e do Peru (US$ 720 milhões).

Fonte: eMarketer 2017

A expectativa é que em 2021 o mercado LATAM de publicidade digital movimentará US$ 41 bilhões, mantendo praticamente a mesma proporção entre os países. A região também responde por 9,6% do total de usuários de smartphones em todo o mundo, porcentagem que deve se manter nos próximos cinco anos.

Com Salesforce DMP, Grupo Globo aposta em segmentação

Por meio da Salesforce DMP, a Editora Globo, a Infoglobo e o jornal Valor Econômico passarão a segmentar a entrega de anúncios em suas plataformas digitais de acordo com perfil e interesses dos leitores. A solução já foi testada pelos veículos em outubro, utilizando-se clusters relacionados à atenção de consumo dos clientes, apoiados por dados first-party e third-pary. Como resultado, as campanhas alcançaram uma taxa de clique 500% maior que a entrega de anúncios com dados third-party.

Em comunicado, a gerente de negócios online do Grupo Globo, Karin Ribeiro, destacou que o conhecimento aprofundado sobre a audiência tem sido um grande aliado para a entrega de performance aos anunciantes dos veículos. “Trata-se de um importante olhar para gerar receita com a utilização de DMP”.

Google AdSense domina anúncios em blogs brasileiros

Um estudo conduzido pela BigData Corp ao longo de setembro revela que 82,7% dos blogs do Brasil trazem anúncios, de forma que 54,06% são entregues via Google AdSense. Outras redes de anúncios servem 28,6% dos anúncios desses blogs, enquanto 17% ainda não lançam mão da publicidade digital para monetizar seus conteúdos.

Especializada em big data também, a BigData Corpo coleta dados de mais de 700 milhões de sites em todo o mundo. Desses, 20 milhões são brasileiros, sendo que a metade é inativa e menos de 1% possui meio milhão de acessos mensais – ou seja, a maior parte da blogosfera brasileira é composta por pequenos sites. Outro ponto destacado é que quase 42% desses blogs utilizam ferramentas de analytics para conhecer seu público.

De acordo com o CEO da BIgData Corp, o ecossistema de blogs do Brasil ainda é pouco conhecido, mesmo assim, segue despontando no mercado digital em virtude do potencial de publicidade digital a ser explorado. O relatório também mostra que a maioria dos blogs utiliza alguma rede social para divulgação de conteúdo e engajamento de leitores, principalmente o Facebook; Blogger figura como a plataforma mais utilizada.