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ExchangeWire Research: dados de mercado da semana

Coluna semanal do ExchangeWire Research traz dados atualizados de pesquisas ao redor do mundo, comentados pela líder de pesquisa do ExchangeWire, Rebecca Muir. Nesta edição: crescimento no marketplace móvel medido pela MoPub; eMarketer revela que a adoção de smartTV no Reino Unido começa lentamente e o relatório da Rocket Fuel sobre tendências de performance criativa em banner.

MoPub registra aumento recorde em investimento móvel

MoPub.BrandvPerformance

O relatório Mobile Advertising Marketplace, da MoPub, mostra uma elevação considerável no investimentos de marcas em anúncios móveis em dezembro de 2014 em comparação com o ano anterior. Em 2013, anúncios móveis das marcas representaram 20% do gastos via MoPub, enquanto em 2014 eles saltaram para mais de 50%. Em outras palavras, anunciantes estão investindo mais em campanhas de branding do que de performance.

O valor dos anúncios móveis também parece ter aumentado, com a MoPub reportando 15% na alta ano a ano em CPM. Isso provavelmente é um resultado de melhores capacidades de tracking, que permitem às marcas identificarem a contribuição em impressões in-app e o caminho do consumidor na compra.

A indústria também viu mais marcas aumentarem suas funcionalidades de ecommerce no ano passado, o que tornou mais fácil para que consumidores interajam com elas em aparelhos móveis e, sem dúvida, vai ter um impacto na economia de anúncios móveis.

Além disso, o relatório enfatiza que formatos rich media e vídeo estão ajudando publishers a montearem seu inventário a taxas mais elevadas (33%) em relação aos formatos tradicionais.

O relatório oferece dados do mercado desde leilão em tempo real para mobile, anunciantes e DSPs no marketplace da MoPub. Os dados são representativos — a amostra da pesquisa cobre 170 bilhões de ad requests, mais de um bilhão de dispositivos únicos e mais de 140 DSPs.

O relatório está disponível na íntegra aqui (em inglês)

Adoção de Smart TV começa tropeçando

eMarketerSmartTVPen-300x278Nos últimso meses, anúncios para TV receberam muita atenção da comunidade de mídia programática à medida que a indústria dá os primeiros passos na direção dessa mídia.

Contudo, a realidade pode não provar o hype ainda, como o eMarketer repercute os números do YouGov: houve aumento de apenas 4 pontos percentuais (de 25% para 29%) no número de pessoas que têm acesso à SmartTV em casa.

Isso traz à tona o questionamento de se os consumidores veem valor suficiente para trocar a TV tradicional pela smart TV, dado o investimento nisso. Com os consumidores mais confortáveis em usarem dispositivos móveis para navegar em conteúdos de vídeo online, e funcionalidades de replicar as telas já disponíveis, ainda temos que esperar para ver smart TVs se tornando mainstream no Reino Unido, impulsionando o modelo de anúncios programáticos.

Otimizando criatividade por meio de dados

Screen-shot-2015-03-25-at-10.12.12-300x82-2O ExchangeWire acredita firmemente que o programático aumenta as opções criativas no mundo dos anúncios digitais. Contudo, para muitos há uma percepção de que a publicidade dirigida por dados é um mundo onde falta criatividade, especialmente comparada em outras maneiras de anúncios.

Isso posto, a Rocket Fuel lançou um relatório que mostra as tendências de desempenho associadas com vários aspectos da variação criativa, o que para anunciantes oferecem oportunidades de abraçá-las e assim elevar a performance.

Os dados-chave incluem:
- Vermelho é a cor de fundo com melhor performance (31%), enquanto creme é a pior (-23%)
- 6-9 segundos de animação fornecem aumento de 138%, enquanto mais de 13 segundos já é o suficiente para um efeito negativo (-68%)
- Colocação de logo importa, o canto inferior esquerdo de um anúncio é o melhor para posicioná-lo (81% de aumento na performance), mas usar o canto inferior direito tem o efeito negativo (-24%).

O relatório está disponível na íntegra aqui (em inglês).