×

Por que você deve ficar de olho em mídia programática em Cannes

Nesta semana está acontecendo o Cannes Lions, festival que premia e reconhece o mercado publicitário internacional. O Brasil é reconhecido por ser um dos mercados mais criativos do setor, e inclusive está entre os premiados. É preciso olhar com atenção, contudo, para um outro lado desse universo: a mídia programática que desponta com sua participação no evento.

A verdade é que o mercado publicitário não pode mais ignorar a existência do segmento de programmatic ou dispensá-lo como tecnologia de risco. Os "geeks" da publicidade e os dados estão ganhando o espaço, e isso é evidente.

Alguns indicativos disso, conforme conta Ronan, do ExchangeWire UK e presente no evento, é a presença da tecnologia de anúncios na agenda do mercado. Durante o Ad Week Europe, o diretor executivo Matt Scheckner descreveu o nicho como “a menina mais bonita do baile desse ano”. Mas vale pontuar como debates mais aprofundados devem tomar o palco para que as empresas do segmento realmente quiserem quebrar o gelo da publicidade e despontar como inovadores e disruptivas.

Subindo ao Palco

Em vez encorajada, a indústria parece ter ouvido seu medo, com várias empresas de tecnologia de anúncios vindo a público para endereçar publicada algumas questões minuciosas que enfrenta, no que parece ser uma tentativa de promover a transparência e a compreensão do tecnologia.

Um olhar mais atento na agenda oficial do Cannes Lions revela que o CEO da Civolution, Alex Terpstra, vai levar ao palco principal 'Tech Talk' para discutir como anúncios de TV podem ser sincronizados com dispositivos móveis (uma atividade que é notoriamente difícil, dada as limitações de cookies em dispositivos móveis).

Outras empresas presentes em Cannes Lions são a empresas de vídeo TubeMogul e SpotXchange, que discutirão o conceito de tecnologias de mídia programática para branding. E o destaque nisso fica com a participação de grandes marcas, como Heineken e Mondelez (com a trading desk Accuen e a gigante de mídia Turner Broadcasting).

A TubeMogul levou seu CMO para explicar como a tecnologia aborda o assunto controverso da visibilidade de anúncios, um tema chave no setor de tecnologia neste ano. O título de sua palestra é “desculpe, ninguém viu seu anúncio”.

Dados e Gigantes de Tecnologia

Outro tema notório é como os cientistas de dados e os profissionais “tradicionais” cada vez mais cruzam os caminhos – e a Exponential falará de como o conceito de big data é combustível para a atual era de criatividade.
Além disso, os gigantes da indústria online também realizam demonstrações. A divisão de publicidade da Microsoft fechou uma parceria com a organização de Cannes como parceiro oficial de tecnologia. Então seus produtos, como o Surface e seus smartphones, ocupam posições de destaque.

Ainda, o Google participa de uma série de cinco dias no evento, com uma das sessões mais interessantes sobre como um número massivo de dados de buscas podem ser usados para dar informação sobre comportamento do consumidor. E talvez trazer à tona a próxima “grande ideia”.

São sinais de que o setor que reúnde dados, tecnologia e mídia programática está tomando conta. E você pode acompanhar aqui o desenrolar dessas histórias nos palcos de Cannes.