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Waze apresenta novos formatos de publicidade no Brasil; out of home avança no Brasil

No giro de notícias da semana: Waze aposta em OHH, segmentação e disponibiliza compra de anúncios via mídia programática por meio do Double Click Bid Manager; Clear Channel, Otima e JCDecaux anunciam MAPA OOH, solução para que anunciantes e agências possam medir a eficácia de suas campanhas no meio; Teads, SKY e Ampfy apresentam pela primeira vez no Brasil a tecnologia haptic de publicidade mobile.

Os novos recursos do Waze para anunciantes

No evento Waze Ways 2018, realizado em São Paulo esta semana, a plataforma apresentou novos recursos de publicidade digital focados em mobilidade para anunciantes. Dentre as novidades, soluções de planejamento out of home (OOH), targeting demográfico e a compra de anúncios via mídia programática por meio do Double Click Bid Manager.

Agora, é possível direcionar campanhas com base em idade, gênero, bem como nos interesses e rotas do usuário. A ferramenta W/OHH, por sua vez, permite que uma marca crie estratégias de mídia exterior baseadas em dados sobre tráfego e visibilidade fornecidos pela plataforma.

O Waze também disponibilizou a nova oferta First Look, que permite que o anúncio apareça em primeiro lugar no app, e o Waze Mobility Stories, que possibilita o fornecimento de conteúdos contextualizados, com base nos interesses e rotinas dos usuários. Além disso, a empresa também passa a permitir a mensuração de campanhas por terceiros, com objetivo de aumentar a transparência sobre visualizações de anúncios e visitas direcionadas pelo Waze.

"Os lançamentos para 2018, impulsionam as marcas a terem uma maior visibilidade de maneira relevante e utilitária”, afirmou Andre Loureiro, diretor-geral de publicidade do Waze no Brasil. Segundo ele, da mesma maneira que o Waze vem investindo na experiência dos nossos usuários, também se preocupa em entregar valor para as marcas, aproximando os dois mundos.

Out of home avança no Brasil

Atraídas pela exatidão das métricas e assertividade do digital, as marcas brasileiras passara a investir cada vez mais em OOH nos últimos anos. No primeiro semestre, o meio respondeu por 2,8% dos gastos com publicidade, tornando-se a mídia com o maior crescimento do ano, conforme revela o Kantar Ibope Media, responsável pelo monitoramento de compra de mídia exterior em 200 municípios do país.

Ensino escolar e universitário, refeições rápidas e campanhas públicas são as categorias que mais destinaram investimentos, com 20% do total. No recorte regional, o Sudeste abocanha a maior parcela das verbas, somando por 78%.

De olho nesse crescimento, as empresas do segmento buscam aumentar a precisão das métricas para medir a eficácia das campanhas de seus clientes em OOH. E assim nasce o projeto Mapa OOH, com previsão de lançamento para novembro, uma iniciativa das empresas Clear Channel, Otima e JCDecaux. O objetivo é fornecer soluções e métricas para que anunciantes e agências possam medir a eficácia de suas campanhas.

A ação segue as Diretrizes Internacionais para a Implantação de Métricas de OOH da Esomar e reúne empresas como Ipsos UK, MGE, Route, Ipsos Brasil, Logit e Telefonica dedicada à coleta de dados.

Teads, SKY e Ampfy apostam em tecnologia haptic na publicidade mobile

A Teads, especializada em publicidade de vídeo, em parceria com a Immersion, empresa americana especializada na experiência digital pelo tato, veicularam a campanha “Na Rota do Rock” da SKY especialmente para o Rock in Rio, maior festival de música do mundo. A tecnologia haptic acompanha os sons e batidas dos vídeos por meio de vibrações no celular, ampliando a experiência sensorial do usuário. O resultado: interatividade e vivência imersiva do anúncio a partir da adição da experiência do tato na publicidade.

“A vibração do celular acompanhando o ritmo da publicidade cria uma experiência tátil única, um ótimo exemplo de quanto o potencial do vídeo no celular continua se expandindo para novos níveis, com a introdução também dos vídeos interativos, 360º, entre outros", afirma Bertrand Cocallemen, Head do Teads Studio Latam.

A campanha da SKY desenvolvida pela agência Ampfy para o Rock In Rio, conta a história de quatro cantores independentes que saem de São Paulo rumo à Cidade do Rock. O projeto de branded content desenvolvido pela marca teve seis episódios, seguindo uma estratégia focada em mobile.

“Com um conteúdo de qualidade e que emociona pela sua verdade, a SKY se fortalece como sinônimo de entretenimento. Além de uma produção inovadora, buscamos novos formatos de mídia de impacto, que engajem positivamente a nossa audiência, explicou Alex Rocco, Diretor de Marketing da SKY.

A campanha rodou exclusivamente no mobile durante 10 dias, contribuindo para um volume total de mais de 2,7 milhões de views e aumentando a retenção e tempo de interação com a marca. "Estávamos certos que tornar o anúncio da SKY para o Rock in Rio uma experiência sensorial e imersiva no conteúdo premium, aumentaria o engajamento. Mas todas as nossas expectativas foram superadas pelos resultados reais", comentou André Chueri, Presidente da Ampfy.