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Corinthians aposta em publicidade digital; LATAM terá 2,5 bilhões de dispositivos móveis até 2025

No giro de notícias desta semana: Corinthians quer aumentar receita com mídia programática; ecossistema móvel da América Latina movimentará US$360 bilhões em oito anos; publicidade digital avança 28% no México.

A plataforma digital do Corinthians

Com o objetivo de melhorar o relacionamento com o consumidor e criar oportunidades de negócios, o Corinthians têm novo reforço em campo: uma plataforma digital que será lançada já em setembro. E os planos de um dos maiores times de futebol do Brasil são ambiciosos: “queremos ser o clube mais digital do mundo”, afirmou o diretor de Marketing Fernando Sales ao site Globo Esporte. Segundo ele, a ideia é rentabilizar oportunidades no digital, assim como outras marcas vêm fazendo.

E a mídia programática está no foco do clube, que conta com 18 milhões de fãs nas redes sociais. A expectativa é ampliar as fontes de receita com a publicidade digital direcionada aos torcedores na plataforma. O site também irá abrigar conteúdos exclusivos e notícias do clube, bem como transmitir jogos ao vivo.

LATAM terá 2,5 bilhões de dispositivos móveis até 2025

Um estudo da 5G Americas, realizado pela Frost & Sullivan, projeta que até 2025 o ecossistema móvel da América Latina movimentará US$360 bilhões, abrangendo 2,5 bilhões de dispositivos móveis conectados, graças ao aumento da estrutura de conexão móvel, projetos de big data e IoT.

O levantamento estima que em 2025 o PIB da região alcance US$7,3 trilhões, com México e Brasil respondendo por 45%. Panamá, Bolívia e Costa Rica, por sua vez, vão liderar o crescimento LATAM.

O estudo também prevê profundos impactos da transformação digital em setores tradicionais da economia, com resultado na criação de novos negócios pautados pela tecnologia.

Publicidade digital avança 28% no México

Os investimentos em publicidade digital no México ultrapassaram US$ 1 bilhão em 2016, um crescimento de 28% em relação ao ano anterior, representando 24% dos investimentos em publicidade no país. Os números são do IAB México e PwC México e fazem parte do Estudo de Investimentos em Comunicação na Internet, em sua 11ª edição.

No país, o programático obteve crescimento de 55% em relação a 2015, considerando a compra de espaços por publishers e DSPs. Com isso, a mídia programática passou a representar 32% do total dos gastos com publicidade digital.

O mapeamento também revela que os gastos com mobile no México subiram de 50% para 57% no período, reforçando a importância do segmento frente ao desktop. Já as compras de mídia direcionadas ao desktop caíram de 50% para 23%, enquanto as compras multidispositivos passaram a representar 24%.

As redes sociais (crescimento de 30%) captaram a maior parte dos investimentos, seguidas por display. Já os formatos em vídeo saltaram 59% em relação a 2015, com destaque para social, in-stream, out-stream e brand content.

“A edição confirma que o uso de plataformas digitais e a evolução dos formatos publicitários em um ambiente multitela demandam novas habilidades e enfoques estratégicos de todos as partes”, comentou o diretor geral do IAB México, Gabriel Richaud.