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Mercado Livre impulsiona conversões do Magazine Luiza; com smartclip, AtresMedia chega à América Latina

As notícias que foram destaque ao longo da semana no mercado de mídia digital brasileiro: a estratégia de mídia programática do Mercado Livre em parceria com o Google; aquisição da smartclip pelo grupo espanhol AtresMedia marca expansão para mercado LATAM; Globo, Infoglobo e Valor Econômico integram soluções digitais para anunciante; os esforços do IAB Brasil para intensificar relações governamentais.

A estratégia de mídia programática do Mercado Livre

A estratégia do Mercado Livre de se tornar uma das principais plataformas de compra de mídia programática para o anunciante brasileiro vem dado certo. Pioneiro no uso de ferramentas programáticas do Google, o site de ecommerce vem focando em campanhas com segmentação cada vez maior, e os resultados são positivos.

As campanhas do Mercado Livre obtiveram 60% de crescimento na geração de leads a cada mil impressões (RPM) na comparação com campanhas anteriores, enquanto os pacotes publicitários de mídia programática atingiram um RPM duas vezes superior. Os anunciantes também foram beneficiados: para o Magazine Luiza, gigante do varejo brasileiro, 23% do total de conversões vieram da audiência gerada em campanhas de mídia programática veiculadas no Mercado Livre. A estratégia também gerou um número 40% maior na aquisição de novos clientes.

Isso graças ao suporte da pilha de tecnologia do Google: DoubleClick para oferecer aos anunciantes pacotes de anúncios programáticos e Google Analytics 360 para levantar dados de audiência internos e definir segmentos específicos de audiência. Assim, o foco deixou o target e foi para a audiência.

"Com uma segmentação precisa, ferramentas adequadas e uma audiência que não para de crescer, as possibilidades na criação das campanhas de mídia programática no Mercado Livre são cada vez maiores”, evidenciou Alexandra Mendonça, gerente do Mercado Livre Publicidade. Para os anunciantes, a possibilidade de atingir o consumidor correto com suas campanhas é ainda mais assertiva, acrescentou..

Com aquisição da smartclip, AtresMedia chega à América Latina

A internet está mudando a forma de consumir produtos audiovisuais e, consequentemente, a maneira de veicular publicidade no meio televisivo. A TV programática já é realidade em países mais maduros, como Estados Unidos e Inglaterra. É de olho nesse mercado que o grupo de comunicação espanhol AtresMedia anuncia a compra da smartclip, plataforma de publicidade em vídeo em multitelas.

A aquisição representa a consolidação do processo de digitalização dos negócios do AtresMedia, além do ingresso na América Latina, com destaque para o Brasil. Com atuação no país há quatro anos, a smartclip Brasil alcança uma audiência superior a 58 milhões de unique viewers. Já na América Latina, são mais de 164 milhões de unique viewers, segundo a comScore.

“Com a aquisição, a estratégia da smartclip no Brasil será focada em ampliar seu portfólio de produtos. Não apenas na distribuição de publicidade de vídeo em multiplataformas, mas também na oferta de conteúdo”,  destaca Riza Soares, diretora geral da empresa no Brasil, que permanece na liderança da companhia.

A soma do portfólio das duas empresas eleva a liderança do grupo AtresMedia no mercado de publicidade digital a uma capacidade de produção superior a 90% de cobertura na Europa. Na América Latina, a smartclip tem operações no Brasil, México e Argentina, com potencial de expansão para outros países.

Globo, Infoglobo e Valor Econômico integram soluções digitais para anunciantes

A partir de 1 de julho de 2017, três publishers do Globo Group oferecerão soluções integradas para anunciantes digitais: Globo, Infoglobo e Valor Econômico. De acordo com a empresa, a estratégia é uma resposta à demanda do mercado, sendo que as equipes comerciais serão unificadas, lideradas por Virginia Any, diretora do mercado publicitário da Globo.

Resumindo os números de audiência dos veículos, os três sites alcançam 507 milhões de visualizações de páginas mensais e cerca de 50% do público brasileiro online. Suas versões impressas atingem 13,3 milhões de unidades por mês, de acordo com os últimos números da comScore.

IAB Brasil intensifica relações governamentais

Para manter uma agenda de debate com pautas governamentais, a entidade vem desenvolvendo trabalhos que visam auxiliar associados a construir relações sólidas e positivas para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil. Esse esforço também é estruturado por meio do Comitê de Assuntos Jurídicos, que promove um constante diálogo com a capital do país, Brasília.

Abrir cenários sobre o ecossistema digital, sem perder de vista as particularidades do mercado de Brasília, é um dos propósitos do trabalho realizado pelo IAB na capital. Segundo a entidade, a capital trabalha com um alto nível de argumentação técnica que precisa estar sempre pautada por leis e regras que ditam a compra de publicidade do Governo Federal. om esse diálogo, o IAB também busca certificar o conhecimento existente e ainda auxiliar na busca de alternativas adequadas aos anunciantes da capital federal.