Empresas fundam Associação Brasileira de Inteligência Artificial; DynAdmic e Navegg fecham acordo no Brasil

Dentre os principais destaques da semana no mercado brasileiro, LATAM e internacional de publicidade digital: a criação da ABRIA por 16 empresas brasileiras especializadas em inteligência artificial; a parceria da DynAdmic e Navegg com objetivo de oferecer mais dados às marcas; o novo capítulo da polêmica entre Rubicon e The Guardian; a nova solução da Criteo que automatiza anúncios no Google Shopping; o consórcio entre AppNexus, LiveRamp e MediaMath; a eleição do novo presidente do IAB Argentina.

Conheça a ABRIA

Um grupo de 16 empresas brasileiras especializadas em inteligência artificial uniu forças para criar a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA). Formada por empresas já consolidadas e também startups, a entidade representativa do setor é presidida por Yan Di, country manager do Baidu, também à frente também da Associação Brasileira de Online to Offline (ABO2O).

Segundo a entidade, no mercado brasileiro há aproximadamente 40 empresas novas atuando na criação de soluções de AI. Desse modo, o órgão vem para somar esforços dessas empresas, favorecer a troca de informações entre players nacionais, bem como acelerar a adoção da tecnologia.

Yan Di enfatiza que alguns estudos indicam que as aplicações de AI chegam a gerar aumento de 40% na produtividade das empresas, e 60% em segmentos como varejo. Já o CEO da Nama, Rodrigo Scotti, destacou a importância da criação da entidade na integração da comunidade desenvolvedora e na disseminação do acesso à tecnologia de AI genuinamente brasileira.

Dentre as empresas fundadoras da ABRIA, estão Baidu, Nuveo, MeCasei, Dataholics, Nexus Edge, Directtalk, Hekima, Neurologic, Horizonfour, Mvisia, Allgoo, Docbot, Intexfy, Nama, Fhinck e Geofusion.

DynAdmic e Navegg fecham acordo no Brasil

A DynAdmic, marketplace de vídeo online, acaba de fechar uma parceria com a Navegg no mercado brasileiro. O objetivo é reforçar o serviço de coleta e gestão de dados de comportamento do consumidor, aumentando a assertividade do target.  

“DynAdmic e Navegg, juntas, passam a oferecer clusters de consumidor e de mercado em mais de 1400 segmentos abrangendo gênero, faixa etária, escolaridade, estado civil, classe social, interesse, produto, carreira, marca e muitos outros”, pontuou Lara Krumholz,  diretora geral da DynAdmic para América Latina.

Para Marcio Figueira, chief commercial officer da DynAdmic no Brasil, a parceria representa mais dados e insights sobre o comportamento dos consumidores. De acordo com ele, agências e marcas podem melhorar a relevância e qualidade da entrega da publicidade, incluindo controle e brand safety por meio de auditorias independentes.

Rubicon rebate alegações do The Guardian

Na Europa, a polêmica entre Rubicon Project e The Guardian foi destaque desta semana, envolvendo falta de transparência em relação às taxas e receitas de publicidade. Depois que o jornal alegou que a Rubicon manteve comissões secretas e declarou que a ad tech devia uma soma de seis dígitos por isso, a discussão ganhou o mais recente episódio.

A Rubicon não apenas rebateu as alegações do Guardian, negando que cobrava taxas secretas, com também fez uma contra-reivindicação. A empresa diz que o Guardian violou o contrato ao permitir que outros provedores de tecnologia de anúncios vendessem parte do inventário.

Em documentos emitidos às autoridades, a Rubicon admite cobrar “a certos compradores uma taxa de comprador” adicional às taxas cobradas ao Guardian. Contudo, afirma que era transparente com seu cliente e que possuía direito de cobrar essas taxas. Até o momento, o Guardian não respondeu às reivindicações da Rubicon e a situação permanece nebulosa até julgamento.

Criteo apresenta solução que automatiza anúncios no Google Shopping

Baseada no conceito de machine-learning, a Predictive Search, da Criteo, utiliza tecnologias sofisticadas para prever o comportamento dos consumidores e, então, estruturar e configurar campanhas. Lançada esta semana no Brasil, a ferramenta elimina o processo manual e automatiza o gerenciamento de anúncios pagos no canal, por meio de um sistema capaz de prever o comportamento dos consumidores.

“O Google Shopping é um canal de oportunidades para os varejistas, entretanto, perde-se muito tempo no gerenciamento manual e reativo dos anúncios”, lembrou Fernando Tassinari, diretor da Criteo no Brasil, explicando que a ferramenta é capaz de entregar alta performance e ajudar varejistas a se conectarem conectarem com os consumidores.

Por meio de testes com a ferramenta, grandes varejistas americanos, como Revolve Clothing, Teleflora e Camping World, registraram elevações na receita entre 22% e 49%. Assim, a solução chega ao mercado nacional em um momento estratégico, já que estudos da Criteo mostram que em 2017 os varejistas devem investir mais em anúncios no formato do Google Shopping.

Consórcio entre AppNexus, LiveRamp e MediaMath

Esta semana, AppNexus, LiveRamp e MediaMath anunciam um consórcio de tecnologia para habilitar publicidade programática focada no consumidor. O  acordo cria um framework padrão de identificação que possibilita a compradores e vendedores de mídia programática lançar campanhas mais relevantes. Outras empresas também aderiram, como Index Exchange, LiveIntent, OpenX e Rocket Fuel.

O CEO da AppNexus, Brian O’Kelley lembrou que 48% de todo o investimento em publicidade digital está concentrado no Facebook e Google, enfatizando que o consórcio possibilita uma precisão de publicidade comparável às gigantes, com foco em privacidade dos dados. “Aprimorar esta peça fundamental da infraestrutura nos coloca numa posição sólida, uma vez que a mídia programática cresce para abranger todo o digital”, destacou Michael Lamb, presidente da MediaMath.

IAB Argentina tem novo presidente

Gervasio Marques Peña, gerente comercial do veículo La Nación, foi eleito novo presidente do IAB Argentina. Já Gustavo Buchbinder, CEO de W-Hub e sócio-fundador da Webar Interactive, assumirá como vice-presidente da entidade em uma votação entre os associados que definiu os membros da nova gestão.

Nesta nova fase, a prioridade do IAB Argentina será a consolidar a internet como meio publicitário massivo, bem como impulsionar os investimentos em digital. A entidade também quer ampliar o conhecimento sobre o valor da publicidade digital, bem como disseminar padrões e práticas na indústria.

 

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