GotChosen leva conceito de rede social para publishers; Criteo lança sponsored products no Brasil

No giro de notícias da semana: GotChosen lança no Brasil tecnologia que traz experiência da rede social para dentro dos websites, com compartilhamento de receita com os publishers; Criteo disponibiliza no país tecnologia que possibilita que varejistas online guiem os consumidores em sua jornada de compra por meio de canais de anúncios pagos; DynAdmic reforça compromisso com segurança da publicidade no Youtube; TVxtender inclui formatos no portfólio.

GotChosen anuncia modelo de negócios em publicidade baseado em rede social

A GotChosen, empresa americana de tecnologia para publicidade online, que inicia sua operação comercial a partir do mercado brasileiro, apresenta um novo modelo de negócios em publicidade online para publishers baseado no conceito de rede social. Assim, a tecnologia traz a experiência da rede social para dentro dos websites e remove a limitação do usuário estar num único domínio (URL) ou aplicativo social.

Ao aplicar o modelo de negócio das redes sociais aos websites, a GotChosen oferece gestão de marcas para os anunciantes com formatos de publicidades interativos. As receitas geradas pelas publicidades na rede social serão compartilhadas com os publishers. A experiência social é promovida por meio de uma “barra social” no topo do site, que também inclui uma hub social para outras redes, como Facebook e YouTube.

“A desvantagem dos sites é reflexo da permanência dos usuários nas redes, que é cerca de dez vezes mais longa do que nos sites. Muitas vezes, o conteúdo é gerado pelos sites e compartilhado nas redes sociais, que acabam retendo a audiência e gerando mais receita de publicidade. Isto precisa ser melhor equilibrado”, afirma Oz Silva, CEO e fundador da GotChosen.

Após testes nos EUA, a empresa escolheu o Brasil o pré-lançamento, e em agosto, será feito o lançamento global. O ecossistema da GotChosen reúne mais de 26 milhões de visitantes mensais, provenientes de websites como o Guia da Semana, Baixaki, Oba Oba, Click Jogos, Timeout, e Super Downloads. Na fase de testes em sites brasileiros, a barra social da GotChosen registrou uma conversão de visitas de usuários dos sites entre 3,5% e 4%. “Hoje a conversão já supera a taxa de 8%, e esperamos superar 10% em pouco tempo”, projeta Oz Silva. De acordo com dados da comScore, a GotChosen é hoje a 5ª maior rede social do Brasil em uso de desktop.

Criteo lança sponsored products no Brasil

A Criteo (NASDAQ: CRTO), especializada em publicidade digital e marketing de performance, traz a solução Sponsored Products para o Brasil. Disponível em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, a tecnologia é voltada às marcas de consumo e possibilita que varejistas online guiem os consumidores em sua jornada de compra por meio de canais de anúncios pagos, assim como já fazem Google e Amazon.

Com base em uma rede que inclui grandes sites de varejo do país, os anúncios serão mostrados dentro de um contexto relevante, no formato de publicidade nativa como recomendação. Desse modo, anúncios de produtos específicos são mostrados nos sites dos varejistas quando um consumidor busca por palavras específicas no site de vendas ou pesquisa uma seção de produtos.

Para os varejistas, a solução representa geração de receita extra com publicidade. Já as marcas conseguem ter um panorama mais amplo da jornada de compra do consumidor, com um relatório focado em ROAS ou retorno sobre investimento em anúncios. “Os anunciantes pagam por clique. Uma vez que esses cliques estão ligados à vendas reais, é possível saber com precisão quantos produtos foram vendidos”, pontua Fernando Tassinari, diretor da Criteo no Brasil.

DynAdmic reforça segurança da publicidade no Youtube

Em meio à discussão global sobre brand safety (especialmente envolvendo o YouTube), a DynAdmic, marketplace de vídeo online, reforça compromisso de segurança com as marcas na veiculação de publicidade no Youtube e outras redes de vídeo. De acordo com a diretora geral da DynAdmic para América Latina, Lara Krumholz, a tecnologia da ad tech impede que os anúncios apareçam ao lado de conteúdo censurável. A análise é baseada no processamento de sinais, na aprendizagem mecânica (inteligência artificial), na análise semântica latente e na computação paralela.

“Somos capazes de filtrar o inventário de vídeo indesejável do YouTube ou de qualquer outro site, identificando sons, palavras-chave escritas e faladas associadas a conteúdo censurável, como violência, linguagem ofensiva, discurso de ódio, racismo, etc”, complementou a executiva.

Com 6 bilhões de canais de conteúdo e publicidade analisados ​​diariamente, a DynAdmic vem investindo em sua tecnologia de hiper-segmentação para fornecer um alto nível de segurança de marca. A taxa de fraudes da publicidade distribuída pela companhia, certificada pela MOAT,é inferior a 0,6% em todas as suas campanhas. “Abaixo de 1% já é considerada como a taxa mais segura do mercado”, destacou.

TVxtender inclui formatos no porfólio

A plataforma de vídeo da ROIx, o TVxtender, terá novos formatos de publicidade em vídeo ofertados aos anunciantes. O portfólio, que já contava com os formatos para mobile in game (com interatividade) e in app video (fulscreen no aplicativo), agora passa a trabalhar com outstream, pre-roll, post-roll e mid-roll. Todos disponíveis tanto para os dispositivos móveis, quanto no desktop.

Além disso, para apoiar a comunicação cross device, o TVxtender oferece uma visão do usuário como único por meio da sua parceria com o GDB – Global Data Bank –, que resultou na criação do Single ID da ROIx, uma tecnologia que coleta, organiza e cruza dados de diversas fontes.

“Quanto mais formatos e plataformas disponíveis no mercado, mais importante passa a ser o direcionamento ao público e o uso de dados assertivos. Na Publicidade móvel, por exemplo, é recomendável utilizar vídeos pensados para essa plataforma com no máximo 15 segundos para obter uma melhor experiência e, consequentemente, gerar um impacto positivo”, comenta Sérgio Kligin, diretor comercial da ROIx.

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