×

Conteúdo de vídeo em mídias sociais cresce 67% na América Latina; Adsmovil e Sizmek unem forças contra fraude

Confira os destaques da semana no mercado de publicidade digital: interações entre usuários latino-americanos e marcas no Facebook, Instagram e Twitter é cada vez maior, segundo comScore; solução de ad verification da Sizmek é adaptada para a DSP da Adsmovil; Facebook abre as ferramentas do Atlas, anuncia parceria com o Meetrics e lança  botão de notícias falsas; solução de retargeting personalizado da RTB House se apoia em plataforma de processamento de deep learning da NVIDIA.

Conteúdo em vídeo e interações em crescimento

É cada vez maior o engajamento entre usuários e marcas no Facebook, Instagram e Twitter da América Latina, chegando a média anual de mais de 12 bilhões de interações. No ano passado, o conteúdo de vídeo de marcas nas mídias sociais aumentou 67%, sendo que as interações entre marca e usuário cresceram 39%.Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela comScore e Shareablee sobre o comportamento e consumo digital dos usuários, bem como o conteúdo gerado por anunciantes nas redes sociais da região no último ano.

E o vídeo definitivamente é a grande estrela: as postagens de vídeo no Facebook são comentadas praticamente duas vezes mais e compartilhadas mais do que as postagens comuns. Assim, o estudo nota um crescimento substancial desse tipo de conteúdo e de interações em toda América Latina, com destaque para: Argentina (150%), Peru (116%) e Colômbia (80%).

“O vídeo é um formato dinâmico, amigável e muito eficaz na comunicação das marcas com o público, principalmente com os millennials. Isso explica sua predominância nas mídias sociais e em outros formatos publicitários adotados pelo mercado”, evidenciou Alejandro Fosk, vice-presidente sênior da comScore para a América Latina.

Adsmovil e Sizmek unem forças contra fraude

A Adsmovil, especializada em publicidade mobile na América Latina e no mercado hispânico nos Estados Unidos, e a Sizmek selaram uma parceria que possibilita aos anunciantes, agências e trading desks gerenciar e combater a fraude na compra programática mobile. A solução é uma versão da Tag de Verificação (ad verification) da Sizmek, adaptada para a DSP da Adsmovil.

As duas empresas buscam incentivar a discussão sobre fraude na América Latina, assim como tem acontecido em países como os Estados Unidos e Inglaterra. "Somos os primeiros na indústria programática na América Latina a levar a sério o problema da fraude”, comentou Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil.

De acordo com recente estudo da Sizmek, cerca de 10% do tráfego de aplicativos mobile são provenientes de aplicativos não certificados pelas lojas de aplicativos. O tráfego de aplicativos certificados, por meio de uma combinação do AVG e análises de desenvolvedores, identificou que cerca de 8% era mal-intencionado.

“As recentes notícias sobre o problema da fraude na indústria e a falta de transparência na publicidade digital tornam iniciativas como a dessa parceria imprescindíveis para os anunciantes”, destacou Fabiano Destri Lobo, Managing Director Latam da MMA.

Facebook abre as ferramentas do Atlas e lança novos recursos

O Facebook adquiriu a plataforma Atlas em 2013, aposentando o ad server no fim do ano passado. A tecnologia de medição da ad tech, no entanto, permanecerá no serviço do Facebook. A rede social anunciou esta semana que sua nova ferramenta "Advanced Measurement" é baseada na tecnologia Atlas e agora será disponibilizada para todos os anunciantes - até então a não disponível para o Brasil. A iniciativa permite que os anunciantes comparem suas campanhas do Facebook com campanhas em execução em outras plataformas - uma reação à demanda dos anunciantes para obter mais informações sobre métricas.

E por falar nisso, depois de anunciar parcerias com empresas de verificação externa como Integral Ad Science, Moat e comScore, outro parceiro se junta à fila: a Meetrics verificará as métricas e ajudará a rede social a evitar erros do passado, quando o Facebook teve que admitir uma série de irregularidades em relação aos números de viewability. Ferramentas de medição mais avançadas estão programadas para serem lançadas no próximo ano, antecipou a rede social.

Por fim, o Facebook espera que o lançamento de um novo recurso possa absolvê-los da acusação de ser responsável por uma inundação de "notícias falsas". A funcionalidade, por enquanto, foi lançada em apenas alguns mercados, como Estados Unidos.Uma nova tag foi implantada na plataforma, sinalizando “notícias disputadas” sob notícias que são consideradas não confiáveis. O alerta de "notícias falsas" é adicionado a histórias que foram sinalizadas como falsas pelos usuários e que foram revisadas por organizações externas de verificação de fatos. Com o alerta de notícias falsas apenas começando, resta ver quão eficaz será informar os usuários do Facebook, ou se isso terá um impacto sobre o algoritmo de classificação.

RTB House e NVIDIA fazem parceria em retargeting

A RTB House, especializada em retargeting, anunciou a incorporação de novos recursos em sua plataforma. A partir de agora, a solução de retargeting personalizado da RTB House passa a se apoiar na plataforma de processamento de deep learning da NVIDIA para oferecer anúncios mais precisos e com até 50% mais eficiência. A plataforma é baseada no modelo de computação acelerada por GPU (unidade de processamento gráfico) específico para deep learning.

Segundo Serge Lemonde, diretor de negócios para Startups de Deep Learning da NVIDIA EMEA e Índia, o deep learning é uma abordagem poderosa para a inteligência artificial pois permite que o software aprenda com os dados. “A RTB House está assumindo um papel de liderança ao trazer esta tecnologia para a publicidade, identificando informações de negócios nos dados de seus clientes para oferecer conteúdo mais relevante aos consumidores".

A RTB House também é membro do NVIDIA Inception Program, dedicado a empresas que lideram avanços em inteligência artificial e ciência de dados. A companhia conduz atualmente a terceira implementação de um módulo exclusivo, desenvolvido a partir de algoritmos de deep learning, e que contempla ‘probabilidade avançada de conversão’ e ‘estimativa de valor de conversão’ em retargeting.