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Xaxis tem novo presidente LATAM; liderança do Facebook no Brasil pede demissão

Dentre as principais notícias da semana: a nomeação de Erik Castillo como presidente da Xaxis para América Latina; o pedido de demissão de Marcos Angelini do cargo de country manager do Facebook no Brasil; performance e mídia programática entre as prioridades da Fiat.

Xaxis nomeia Erik Castillo como presidente para América Latina

Essa semana, a ad tech Xaxis anunciou Erik Castillo como presidente para a América Latina.O executivo, que já ocupava a posição de diretor de mercado para a região, agora comandará as operações da empresa nos países latinos com foco no desenvolvimento de clientes, inovação e crescimento da unidade de varejo digital Triad Retail Media, adquirida recentemente.

Em nota, Nicolas Bidon, presidente mundial da Xaxis, reconheceu a contribuição significativa de Castillo para o avanço da Xaxis na região em mercados como México, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai e Porto Rico. No cargo anterior, Castillo foi responsável por gerenciar diversas operações, orientar estratégias programáticas de mais de 250 clientes, contribuindo para duplicar a receita da Xaxis a cada ano.

Diretor-geral do Facebook no Brasil pede demissão

Já o Facebook está passando por uma semana agitada no Brasil. Na quinta-feira,a assessoria de imprensa da rede social confirmou o pedido de demissão do country manager Brasil, Marcos Angelini.

O executivo ficou menos de um ano no cargo, assumido em abril do ano passado. Segundo o site Meio & Mensagem, Angelini alegou motivos pessoais ao comunicar sua saída a Diego Dzodan, vice-presidente para a América Latina. Dzoda assume a posição interinamente, acumulando a liderança das atividades no Brasil até a indicação de um substituto.

No mesmo dia, a empresa também anunciou a contratação da ex-diretora de vendas do Twitter,  Gabriela Comazzeto, para liderar a área de vendas em varejo, e-commerce, educação e turismo. Além disso, o antigo vice-presidente da Xiami, o brasileiro Hugo Barra, foi nomeado por Mark para liderar a área global de realidade virtual e estratégias da Oculus.

Fiat: foco em performance e mídia programática

Diante da crise econômica, muitas empresas brasileiras passaram a rever suas estratégias de publicidade, direcionando esforços para a mídia programática em busca de mais rentabilidade de eficiência. Uma delas é a montadora Fiat, que por 15 anos foi a principal patrocinadora do reality show Big Brother Brasil, transmitido pela Rede Globo.

Essa semana, a Fiat justificou a decisão de não patrocinar a nova edição do programa explicando que sua estratégia está mais focada em “performance e mídia programática”. A companhia também afirmou que este tem sido um momento de “investimentos menores”.

A Fiat desembolsava de R$25 a R$30 milhões para patrocinar uma atração do programa em que os competidores disputavam um carro como prêmio. E considerando que as vendas de veículos caíram mais de 20% nos últimos anos, o investimento da companhia tem sido cada vez mais orientado para campanhas focadas em conversão de vendas e mensuração de resultados, como o programático.