×

V-commerce: a tendência que deve atrair varejistas de olho no potencial dos vídeos

 

A jornada do consumidor é cada vez mais visual, basta olhar para o crescimento exponencial de plataformas como YouTube, Instagram e Snapchat, que ganham cada vez mais usuários. O Brasil é o segundo país com o maior consumo de vídeo online no planeta e esse número só tende a subir. Quanto menos texto e mais imagem, melhor! E essa tendência não poderia fazer mais sentido na hora de comprar na internet, de modo que o vídeo deve se tornar em breve uma grande ferramenta das estratégias dos varejistas online.

O v-commerce, o uso de conteúdo em  vídeo para promover, explicar e vender produtos e serviços na internet é uma das grandes apostas para 2017 da Zoomin.TV, empresa especializada na produção e distribuição de vídeos online. O diretor da companhia, Paulo Leal, lembra que atualmente 90% das plataformas transacionais de ecommerce lançam mão de descrições técnicas e imagens para apresentar seus produtos, sendo que o uso de vídeo para desempenhar esse papel durante a experiência de compra é capaz de aumentar as vendas em até 40%.

O poder dos vídeos em um mundo onde as pessoas estão conectadas quase que tempo integral a seus dispositivos é inquestionável. Mais amigáveis, convincentes e atrativos, os vídeos podem ser adotados por ecommerces dos mais diversos segmentos, como turismo, varejo, automobilístico, com objetivo de demonstrar e apresentar uma variedade de produtos, seja uma geladeira, um tênis ou um móvel.

O site de reservas de hotéis Booking.com é o primeiro cliente global da Zoomin.TV em v-commerce, sendo que já estão em produção os vídeos que serão rodados pela plataforma no Brasil. Ultrapassando os limites das fotos e textos, esses vídeos irão oferecer detalhes e explicações sobre acomodações de diferentes tipos, além de mostrar dicas de viagem, roteiros, orientações de como arrumar uma mala, qual assento escolher no avião, dentre outros temas.

“Estamos enriquecendo a plataforma do Booking.com com essa experiência em vídeo, que irá facilitar que as pessoas tenham uma impressão mais completa sobre a acomodação que estão escolhendo. É um oceano azul e começamos a nadar na frente, já estamos em versão beta”, completa Leal.

Somente em 2015, o vídeo online respondeu por R$ 1,038 bilhão de verbas publicitárias no segmento de digital, que movimentou mais de mais de R$ 9,3 bilhões, de acordo com o IAB Brasil. De modo geral, diversas pesquisas do mercado indicam que o vídeo deve se tornar o formato dominante nas transações programáticas nos próximos quatro anos.

Se o uso do banner e retarget virou um lugar comum, tornando-se massivo e intrusivo, além de incomodar o consumidor, para o diretor geral da Zoomin.TV sairá na frente quem souber aproveitar o vídeo voltado para performance e direcionado para o e-commerce. O vídeo na publicidade online apresenta uma alternativa para baixar a frequência e melhorar a experiência, sem aumentar os investimentos, e ganha a mesma função do banner, que ao ser clicado é direcionado para a landing page do marketplace.

Presente no Brasil há quatro anos, a Zoomin.TV vem focando na expansão de seus serviços de produção e distribuição de vídeo, cujo carro-chefe está concentrado na produção de vídeo online para mais de 40 publishers e vídeos publicitários de brand content, com conteúdo associado à marca. Para 2017, a expectativa é triplicar a receita. E de olho no “oceano azul” do v-commerce, a empresa pretende conquistar novos clientes com essa nova linha de negócios, de modo que já estão em curso conversas com grandes varejistas.