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Adobe adquire TubeMogul; Grupo Abril e Teads fecham parceria

No giro de notícias, os destaques da semana no mundo da publicidade digital e programática: Adobe adquire TubeMogul por US$ 540 milhões; a parceria entre Grupo Abril e Teads com foco em novos formatos de vídeos outstream; Tail e AppNexus fecham acordo para América Latina; estudo da Criteo aponta que dispositivos móveis impulsionam 20% das compras online de moda no Brasil; IAB Brasil lança guia de combate à fraude digital.

Adobe compra TubeMogul

A Adobe firmou um acordo definitivo para adquirir a TubeMogul por  aproximadamente US$ 540 milhões. O objetivo da Adobe é criar uma solução independente de publicidade e gerenciamento de dados de ponta a ponta em formatos de TV e digital, unificando o processo de gerenciamento de dados e tecnologia de anúncios, além de impulsionar os negócios de vídeos online.

Com a adição da TubeMogul, os clientes da Adobe poderão divulgar suas atividades de publicidade em vídeo em dispositivos móveis, streaming e TV. A plataforma de publicidade em vídeo da TubeMogul, combinada com o Adobe Marketing Cloud, oferece aos clientes acesso a dados first-party e capacidades de medição do Adobe Audience Manager e do Adobe Analytics, respectivamente.

"A aquisição da TubeMogul, a Adobe dará aos clientes um one-stop shop para publicidade em vídeo, proporcionando ainda mais valor estratégico para os clientes da Adobe Cloud Marketing", comentou Brad Rencher, vice-presidente executivo e gerente geral de marketing digital da Adobe. Já Brett Wilson, CEO e co-fundador da TubeMogul, comentou: "A combinação do Adobe Marketing Cloud com o software da TubeMogul cria uma plataforma única e abrangente que ajudará os profissionais de marketing a saberem sempre o que está funcionando - e agir sobre isso".

A negociação deve ser concluída no primeiro trimestre do ano fiscal da Adobe em 2017. O CEO da TubeMogul permanecerá no comando do companhia como parte do negócio de Marketing Digital da Adobe. A aquisição vem acompanhada da divulgação de resultados positivos da Adobe, que apresentou um crescimento de 21% em receita em relação ao mesmo trimestre do ano de 2015, alcançando US$ 56,1 milhões.

A parceria entre Grupo Abril e Teads

O Grupo Abril, um dos maiores publishers do Brasil, e a adt tech especializada em vídeo Teads fecharam um acordo para ampliar a distribuição de publicidade em vídeo nativo nas plataformas da gigante de mídia.

Dessa forma, a Teads pretende ampliar o inventário monetizado da Abril  com foco na utilização do formato inRead (criado pela adtech), que surge entre parágrafos editoriais, e entrega contextualizada. Com a parceria, serão disponibilizados novos formatos inRead, especialmente em mobile, como square, live streaming, vertical e vídeos em 360º vertical.

“Qualquer vídeo produzido para internet ou TV poderá ser facilmente adaptado para trazer uma experiência imersiva com a audiência. Este tipo de interação conquista a atenção e, portanto, melhora a performance da comunicação”, pontuou Tiago Afonso, CMO do Grupo Abril. Segundo ele, as campanhas veiculadas no publisher neste formato têm alcançado mais de 80% de viewability.

“O conteúdo premium da Abril vem ao encontro da nossa estratégia de distribuição de vídeo em escala, por meio de formatos de vídeos inovadores que favorecem a experiência dos usuários e marcas. É a união de duas companhias que têm no DNA a inovação e o posicionamento de estar sempre um passo à frente”, reconheceu Fabricio Proti, diretor executivo da Teads no Brasil.

Tail e AppNexus fecham acordo para América Latina

Na última sexta-feira, a DMP Tail – Target anunciou um acordo comercial com a AppNexus para a entrega de soluções conjuntas de mídia digital na América Latina. Por meio da parceria, dados de mais de 400 milhões de perfis em toda a região poderão ser utilizados nas ofertas de AdServer, DSP e SSP da AppNexus.

“Com informações de behavioral targeting mais precisas, os anunciantes poderão definir a melhor tática para impactar a audiência desejada e os publishers conseguem ter um cardápio de ofertas mais consistente e antenado com as demandas do mercado”, comentou Paulo Planet, COO da Tail.

Para Patrick Casal, diretor AppNexus LATAM, a parceria com a Tail acrescenta um valor importante aos produtos oferecidos ao mercado. “O componente de custom audience, por exemplo, dá ao publisher a capacidade de ampliar a monetização do seu inventário, enquanto agências e anunciantes veem ampliada a eficácia de suas campanhas, agora direcionadas a uma audiência mais qualificada”, concluiu.

Dispositivos móveis impulsionam compras online de moda no Brasil

Um estudo divulgado essa semana pela Criteo revelou que 20% das compras online do segmento de moda já são feitas via dispositivos móveis, ressaltando a importância da comunicação assertiva nesse canal. Segundo a pesquisa, a participação da categoria no ambiente mobile cresceu 39%, em comparação so segundo semestre do ano passado.

Os smartphones já representam 16% das vendas, enquanto tablets correspondem por 3,5%, sendo que as aquisições utilizando canais mobile acontecem mais aos finais de semana. O levantamento analisou 76 varejistas brasileiros e 1,8 milhão de transações em smartphones, tablets e desktops.

“Não é novidade que as marcas precisam estar presentes no ambiente mobile e criar estratégias específicas. Mas isso é especialmente verdade no caso de ‘moda’”, ressaltou Fernando Tassinari, diretor geral da Criteo no Brasil, evidenciando que a categoria está entre as mais representativas nos canais móveis, junto de ‘saúde e beleza’, que tem 25% de participação, e ‘casa’, com 24%. “A audiência dos smartphones é valiosa para os varejistas do setor”, destacou. .

IAB Brasil lança guia de combate à fraude digital

O combate à fraude na publicidade brasileira tem sido um dos grandes focos do IAB Brasil, que essa semana anunciou o lançamento do guia “Boas práticas no combate à fraude”, que reúne conteúdo traduzido do IAB US e da TAG (Trustworthy Accountability Group) com recomendações globais adaptadas ao mercado brasileiro.

O material contou com a colaboração dos profissionais Paris Piedade Neto (Globo.com e presidente do comitê de Combate à Fraude), Rafael Carvalheira (Globo.com), Gabriela Rodas (Google), Roberto Gutierrez (Google), Michel Namora (TOMORRO\\\), Rafael Pallarés (Tremor Vídeo) e Adriano Hayashi (Tubemogul). E está disponível para download gratuito no site do IAB Brasil.

“Quando há entendimento do problema, as fraudes diminuem. O guia é uma devolutiva aos nossos associados,  resultado deste ano de trabalho no qual reforçamos nosso compromisso com o statement da transparência e discutimos o combate à fraude no comitê e em eventos”, evidenciou Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil.

*Matéria editada em 18/11 às 8h16.