×

Compras de vídeo programático no YouTube crescem 55% ao mês; Grupo Dentsu lança nova agência digital no Brasil

Confira no giro de notícias dessa semana: Google reporta crescimento de investimentos em vídeo programático; Grupo Dentsu abre nova agência digital no Brasil; incubadora Smart Hub é lançada com foco em mídia programática e dados; ExchangeWire lança pesquisa em parceria com OpenX

Google traz números sobre aumento de investimentos em vídeo programático

Em 2015, os anunciantes compraram sete vezes mais impressões de vídeo programático nas plataformas do Google, conforme divulgou a companhia essa semana. No relatório sobre o estado da publicidade programática em vídeo, Intitulado State of Play 2016, a empresa trouxe uma análise sobre campanhas rodadas do quarto trimestre de 2014 ao quarto trimestre de 2015 em suas plataformas DoubleClick Bid Manager (DBM) e DoubleClick for Publishers.

Nesse período, cerca de 85 dos 100 principais anunciantes da Ad Age investiram em vídeo programático no DMB, sendo que 23% apostaram nesse formato pela primeira vez. Segundo o Google, os anunciantes também buscaram mais exclusividade em 2015, fazendo com que o uso da modalidade de programático direto na plataforma saltasse mais de sete vezes. Somente no Google Partner Select, ad exchange de vídeo programático focada em conteúdo premium selecionado, houve um aumento de 238% nas impressões negociadas.

Já a visibilidade dos anúncios rodados no YouTube aumentou em 93%, enquanto a média geral para anúncios em vídeo é de 66%. A compra de anúncios via mídia programática no YouTube crescem 55% ao mês, desde que foram disponibilizadas pelo BDM em setembro de 2015.

Outro ponto que chama a atenção no relatório refere-se à ampliação dos investimentos em vídeo programático pelas emissoras de TV e empresas de mídia. Em 2015, esses veículos aumentaram a receita de vídeo programático em seis vezes na plataforma DoubleClick for Publishers. Além disso, o estudo mostra o crescimento na adoção de smart TVs pelos usuários, o que tem impulsionado esses inventários: as impressões de vídeo negociadas pelo DBM em smart TVs avançaram mais de 225%.

Mas o grande destaque vai para os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, em que as impressões em vídeo no DBM cresceram em 30 vezes! Mesmo assim, o Google revela um aumento do interesse dos usuários pelas telas grandes, motivado por métricas como brand fit, visibilidade e engajamento. Somente no primeiro trimestre de 2016, o gasto no DBM com anúncios em telas grandes ultrapassou em 17% os investimentos em dispositivos menores.

Grupo Dentsu abre nova agência digital no Brasil

A iProspect, agência integrante do grupo Dentsu Aegis, inaugurou essa semana no Brasil sua agência focada em negócios digitais B2B, a IProspect Enterprise. A empresa será liderada por Rodrigo Turra, diretor geral da iProspect no país.

A agência irá contratar 50 funcionários para dar suporte às operações em São Paulo e Curitiba. A iProspect Enterprise atende globalmente clientes como Intel, Siemens e Lenovo. No Brasil, a empresa inaugura seu portfólio de clientes com marcas como Positivo Informática, Partner Consulting e Cimento Itambé.

De acordo com a companhia, os negócios digitais no país têm crescido exponencialmente: segundo um estudo de 2012 conduzido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 60% das empresas brasileiras com acesso à internet realizaram compras virtuais nos últimos 12 meses, no entanto, somente 12% utilizam a internet como canal de vendas.

Smart Hub é lançada com foco em mídia programática e dados

Nesta sexta-feira (15), a aceleradora de negócios Smart Hub foi lançada no Brasil com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro. Com foco em inteligência e tecnologia, a companhia já nasce com duas empresas: uma do segmento de mídia programática e outra de data science. Os nomes das empresas incubadas ainda não foram divulgados.

Formada por profissionais especializados em performance, dados e hackers, a incubadora está de olho no potencial do mercado de gestão de análise de dados. Segundo o sócio-fundador da Smart Hub, José Reinaldo, objetivo é ajudar essas empresas a entenderem melhor o cenário atual do Brasil e consequentemente, propiciar subsídios para a implantação destas tecnologias e metodologias.

“Com a demanda crescente por dados e uma compra mais eficiente e preditiva, fomos atrás das principais empresas expoentes deste segmento para prestar assessoria e parcerias estratégicas para agências, veículos e anunciantes”, finalizou o também sócio-fundador Otávio Martins.

ExchangeWire lança pesquisa em parceria com OpenX

O ExchangeWire Research e a OpenX, empresa especializada em tecnologia para publicidade digital, estão realizando uma pesquisa sobre a qualidade do mercado de publicidade. Esse é o segundo ano que o estudo é conduzido para identificar a percepção dos profissionais de marketing de todo o mundo.

A pesquisa leva cerca de 5 a 10 minutos para ser completada, e o usuário pode optar por permanecer anônimo. Contribua com suas respostas clicando no link: https://www.surveymonkey.co.uk/r/OpenX2016.