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Mais da metade dos anúncios não são vistos Brasil; Marketo é adquirida por Vista Equity Partners

No giro de notícias da semana, pesquisa da comScore revela que apenas 48% dos anúncios display em desktop são vistos no Brasil; companhia de private equity compra Marketo em uma negociação de US$ 1.79 bilhões; estudos mostram impacto das mídias sociais no ecommerce; Abril passa a oferecer formato de publicidade Animated Mobile Ads; Teads também apresenta novos formatos em mobile.

Estudo da comScore traz dados globais sobre publicidade digital

Uma pesquisa global divulgado pela comScore na terça-feira (31) traz um diagnóstico sobre ad blockers, visibilidade de anúncios digitais e fraudes. Segundo a comScore, mais da metade dos anúncios mundiais ainda não tem a oportunidade de ser vista. A visibilidade em display desktop varia 39% a 50% nos mercados analisados, sendo que no Brasil a visibilidade é de 48%, a mesma taxa dos Estados Unidos, enquanto a taxa é de 44% no México. A visibilidade dos vídeos é ainda mais baixa (41% em média), muito por conta do IVT nas trocas programáticas, em que o vídeo é comumente comercializado. Os dados da pesquisa foram gerados pelas ferramentas Custom Analytics no último ano e dados da vCE Benchmarks do primeiro trimestre de 2016.

Outro dado global que chama atenção é sobre o uso de ad blockers: o relatório indica que os homens mais jovens (18-24 anos) são 100% mais propensos a bloquear anúncios em desktop, enquanto a proporção é de 42% para mulheres da mesma faixa etária. Somente nos Estados Unidos houve um crescimento de 27% nos segmentos de audiência com renda mais alta que utilizam os bloqueadores.

Já a fraude na publicidade digital está se tornando cada vez mais sofisticada. Nos EUA, por exemplo, os anúncios em vídeo são os preferidos pelos fraudadores, apresentando 8% de tráfego inválido no desktop – enquanto o display somou 6% de tráfego inválido em display no desktop. A pesquisa revela que a mídia programática maximiza o problema da fraude: em média, os anúncios de vídeos em trocas programáticas, em que há menos transparência, apresentam taxas de IVT de 4,5 vezes maior que as compras diretas.

Marketo é adquirida pela Vista Equity Partners

A companhia de private equity Vista Equity Partners adquiriu a Marketo em uma negociação no valor de US$ 1.79 bilhões. A provedora de martech de capital aberto é a mais recente de uma série de aquisições pela empresa de capital.

A confirmação da aquisição deu fim aos rumores que já corriam pela indústria sobre a venda da Marketo, especulada principalmente para gigantes de TI como a Microsoft e a SAP.

A transação deve ser concluída no terceiro trimestre, sujeita à aprovação pelas autoridades norte-americanas. O Vista Equity Partners também é cotado como um dos potenciais candidatos para uma aquisição do core business do Yahoo.

Cerca de 43% dos consumidores digitais são influenciados pela visualização de anúncios nas redes sociais

A maioria dos sites brasileiro de ecommerce utiliza as mídias sociais para vendas e marketing, sendo que o Facebook é a plataforma mais popular, aponta pesquisa do PayPal Brasil e BigData Corp realizada em março de 2016. Contudo, pouco tráfego de referência é gerado por esses canais sociais, mesmo assim, a maioria dos sites de comércio eletrônico ainda acredita que vale a pena investir na construção de marca presença nessas plataformas.

Se esses consumidores não estão sendo direcionados para sites de ecommerce diretamente de suas páginas de mídia social, por outro lado, eles não se opõem a visualização de anúncio na mídia social, indica pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC). Enquanto as avaliações, comentários e feedback das mídias sócias podem de influenciar o comportamento da maioria dos usuários (56%) nas compras digitais, somente 43% dos entrevistados disseram que são influenciados pela visualização de anúncios nesses canais.

Em comparação com outros países da América Latina, a influência que os anúncios em mídias digitais exercem sobre os compradores digitais é pouco menor no Chile (47%) e no México (46%). Segundo o eMarketer, esses números mostram que as mídias sociais não são tão populares assim no Brasil quando se trata de comércio eletrônico no Brasil.

Um estudo da Pitney Bowes, divulgado agosto do ano passado, mostrou que apenas 15% dos entrevistados fariam uma compra via mídia social, enquanto apenas 21% dos compradores digitais no Brasil utilizam esses canais sociais para pesquisar produtos. O eMarketer prevê que o número de consumidores digitais no Brasil cresça 10,1% até o fim do ano, o que mostra que o país está interessado em fazer suas compras online, mas não pelas redes sociais.

Abril apresenta novo formato de anúncio para celulares

Essa semana, a Abril anunciou o formato de publicidade para celular, denominado Animated Mobile Ads (AMA), capaz de interagir com o movimento do usuário, criando oportunidades para inclusão de botões de conversão.

De acordo com Tiago Afonso, CMO da Abril, “o formato é um verdadeiro market place, uma vez que aproveita o momento de interação e atenção para oferecer diversas formas de conversão para o anunciante”. Assim, é possível ligar para um número de telefone, agendar um test-drive, e inclusive fazer o download de um app por meio do recurso.

O estudo Internet Trends da KPCB destaca que as campanhas realizadas com o formato AMA tiveram 63 vezes mais CTR (Click Through Rate), 22 vezes mais engajamento e 5 segundos no tempo gasto pelos usuários.

Um em cada três leitores da Abril acessam internet por celular, sendo que o mobile representa mais de 60% da audiência da editora. “Por isso a importância de pensarmos em conteúdos cada vez mais amigáveis, criativos e eficientes. Por motivos antropológicos, o olho humano busca movimento. É baseado nesse conceito que esses novos formatos funcionam”, salientou Walter Longo, presidente do Grupo Abril.

Teads lança formatos com foco em mobile

A Teads, especializada em publicidade em vídeo outstream e plataforma de monetização para publishers, lançou dois novos formatos exclusivos para dispositivos móveis: o inRead Vertical e o inRead Square, desenvolvidos exclusivamente para dispositivos móveis.

De acordo com a companhia, o primeiro formato aproveita o uso comum dos smartphones na vertical e as dimensões dessa tela, permitindo aos usuários uma exclusiva experiência em vídeo e gerando uma melhora de branding para a marca. Já o segundo, permite aos anunciantes recortar a criativa horizontal em um formato quadrado, adaptado para telas de smartphones, ou aproveitar vídeos feitos para canais sociais, tornando mais fácil a maximização do impacto.

Os novos formatos fazem parte do pacote inRead Everywhere, capaz de promover a experiência do usuário com anúncios em vídeo não intrusivos e inseridos dentro do conteúdo editorial dos publishers, e já estão disponíveis para anunciantes que buscam atingir consumidores por meio do mobile.  Um levantamento da própria da Teads revela que os dispositivos móveis dominam o tráfego online dos publishers da América Latina, com mais de 60% das visitas originadas pelo mobile.