×

UOL veicula diária em programático garantido; Facebook passa a vender anúncios de vídeo em sites terceiros

No giro de notícias LATAM, confira os principais fatos que marcaram o mercado de publicidade digital esta semana: UOL realiza case global em mídia programática na plataforma DoubleClick do Google; Facebook terá anúncios em vídeo entregues através do Audience Network para sites de terceiros e em apps; SAP quer uma fatia do mercado programático; Google lança Instant Apps; RPA Media Place lança novo formato em programático; Pontomobi anuncia nova estrutura; ExchangeWire e BidSwitch lançam pesquisa sobre fragmentação do mercado de ad tech

UOL em parceria com o Google apresenta case global em mídia programática

O UOL, empresa brasileira de conteúdo online, serviços digitais e tecnologia, em parceria com o Google, realizou no dia 12 de maio a primeira veiculação fixa diária em sua home page utilizando o modelo "Programático Garantido" no formato CPD (custo por diária). A campanha foi realizada por meio do DoubleClick Bid Manager (DBM), conectado à Google AdExchange e ao DoubleClick For Publishers (DFP).

Essa foi a primeira veiculação do mundo na modalidade diária, já que a plataforma de mídia programática do Google até então era limitada somente à compra e venda de mídia por CPM (custo por mil). A vantagem de um anunciante realizar programaticamente a entrega de campanha de veiculação fixa diária na home page, segundo o UOL, está na capacidade de gerar indicadores de performance e coleta de dados unificados, trazendo muito mais eficiência para sua compra de mídia.

“Para nós do UOL a ação reflete o novo posicionamento da empresa como plataforma de mídia e abre uma série de novas possibilidades. Isso reforça a nossa estratégia de ‘early adopter’ em termos de ad tech e mídia programática”, destaca André Vinicius, diretor executivo de publicidade do UOL.

O formato escolhido para a campanha foi o ADTAB, o maior formato publicitário do UOL, na home page desktop e mobile. A campanha entregou cerca de 50 milhões de impressões em um dia e alcançou cerca de 8 milhões de usuários únicos, com área total de 1190x330 pixels no desktop.

Para Sérgio Maria, diretor de parcerias globais para América Latina do Google, além de demonstrar aos anunciantes que a mídia programática vai além da compra de performance, a ação também permite aos publishers continuarem explorando novos canais para monetizar seu inventário.

Facebook passa a vender anúncios de vídeo para terceiros

Primeiro foi o retargeting no Instagram, agora anúncios em vídeo entregues através do Audience Network para sites de terceiros e em apps. Com isso, o Facebook dá um salto em publicidade de vídeo no mobile, e também desktop. Não é uma novidade para a rede social vender anúncios em sites externos, mas até então eles eram restritos a desenvolvedores que queriam aumentar seus downloads. Mas dessa vez, a empresa está mirando nos anunciantes que querem propagar as mensagens de suas marcas.

Esses anúncios em vídeo podem ser comprados na base custo-per-view, ou então ativados por meio de leilão programático, e, em seguida, implementados com CPM otimizado e visualização de metas individuais por anúncio. Mas há uma ressalva: os anúncios precisam ter entre 10 e 30 segundos de duração e os anunciantes não podem escolher onde os anúncios serão mostrados.

Os anúncios de vídeo são executados em pre-roll, mid-roll e post-rol dentro de um player de vídeo, sejam em sites otimizados para mobile ou estáticos, e também em apps. Além desta forma nativa, eles também podem aparecer fora dos players, como no formato Instant Article do Facebook. Não está claro ainda o quanto a empresa vai cobrar para exibir anúncios em vídeo através da Audience Network - geralmente ela retém 30% das vendas de publicidade em display.

A expansão dos anúncios de vídeo na Audience Network faz com que o Facebook concorra diretamente com o Google e outras ad networks focadas publicidade em vídeo. Cabe ressaltar que a rede social tem em mãos uma grande quantidade de dados de usuários para ampliar ainda mais suas capacidades de targeting.

SAP anuncia entrada no mercado de programático

A empresa especializada em tecnologia SAP dá os primeiros passos em direção ao programático com o lançamento de sua oferta de DSP e DMP, denominada XM SAP (Exchange mídia).

O objetivo da companhia alemã é conectar os anunciantes diretamente com os fornecedores de plataformas online, eliminando a intermediação das agências. A SAP XM também está usando dados RT para tornar as transações mais eficientes e diminuir o tempo entre reserva e entrega das campanhas.

De acordo com o co-fundador e chefe da XM SAP, Wolfgang Faisst, a nova oferta irá alterar a forma como as empresas de marketing trabalham na era digital. “A SAP XM traz mais eficiência, transparência e controle conectando compradores (anunciantes) e vendedores (editores) diretamente através de uma suíte integrada de produtos."

Por enquanto, a XM da SAP, que ainda está em testes, atua somente na exibição de anúncios online sobre as propriedades da web, como sites ou portais.  Compra e venda de espaço de anúncio em revistas e jornais digitais ainda não estão disponíveis .

Google cria aplicativos Android instantâneos

Durante a conferência I/O, voltada para desenvolvedores, o Google anunciou apps instantâneos para Android que dispensam download. O funcionamento é simples, por exemplo, quando um usuário visita uma loja online para navegar ou comprar produtos, o Instant App pode fornecer mais conteúdo, sem que o usuário precise instalar a versão completa do aplicativo. Depois de fechar aplicativo, ele desaparece do smartphone, economizando um precioso espaço do dispositivo.

Segundo desenvolvedores, abrir um aplicativo instantâneo é tão fácil quanto acessar uma página na web. Assim, não é necessário visitar loja de aplicativos do Google – a Play Store faz o download do app e disponibiliza seu acesso (a uma parte do aplicativo) instantaneamente.

Para ativar a funcionalidade, os desenvolvedores precisam reconstruir os módulos dos apps, contudo, o Google ainda não revelou muitos detalhes – somente que os apps precisam ter menos que 4MB para facilitar o download. A funcionalidade está disponível para testes para alguns desenvolvedores e deve ser lançada até o fim do ano.

RPA Media Place lança novo formato

Essa semana, Real Premium Audinces (RPA) Media Place, aliança cooperativa formada por veículos argentinos, anunciou o novo formato Programmatic Blast. A modalidade de compra programática permite alcançar maior cobertura (acima de 90% da audiência da Argentina) no menor tempo possível e em veículos premium, formados pela aliança.

A modalidade disponível para campanhas online tanto em desktop quanto mobile ou tablet. Além disso, permite gerar campanhas de cobertura imediata com a possibilidade de combinar qualquer formato publicitários, como IAB, Rich Media, vídeo e mobile, oferecidos pelos publishers da RPA: Grupo Clarín, Infobae, La Nación, Perfil e Telefé.

De acordo com Alejandro Alvarez CEO da RPA, o programmatic blast é ideal para ser utilizado em campanhas de curta duração tais como promções, descontos e eventos. “Incluir anúncios em veículos  em 100% brand safe e de conteúdo premium é uma opção que ninguém mais no mercado pode oferecer”.

Pontomobi anuncia nova estrutura  

A Pontomobi linked by Isobar, empresa líder em soluções de mobilidade que integra a Dentsu Aegis Network (DAN) reformula sua estrutura de diretores que serão liderados por Renato Virgili, novo CEO da empresa desde abril. A equipe passa a contar com três novos diretores: Ricardo Zanella, Cris Bartis e Jayme Carvalho, respectivamente nas áreas de negócios, criação e operações.

“Reforçamos a equipe, com a contratação de diretores reconhecidos por sua experiência em mobilidade, gestão de negócios e criação”, comenta Virgili. O executivo também destaca que a reestruturação acontece em um momento de crescimento e consolidação para a Pontomobi, que entrega alguns dos projetos mais relevantes de sua história, de clientes como Smiles, CVC, Vivo, Ambev, Universidade Estácio de Sá, Banco Original, Nestlé Sorvetes, entre outros.

Pesquisa analisa fragmentação do mercado de ad tech

ExchangeWire e BidSwitch, da IPONWEB, se uniram para avaliar o estado evolutivo da complexidade do ecossistema de tecnologia da publicidade programática. A pesquisa pretende investigar as tendências na América Latina, APAC, EMEA e nos EUA na tentativa de compreender onde estão as semelhanças e o que tem impulsionado as diferenças entre esses mercados.

Assim, o questionário busca entender quantas soluções de tecnologia são usadas ​​hoje pelos profissionais de marketing e como eles enxergam a consolidação nesse mercado. O intuito também é diagnosticar o tempo gasto para implementar novas tecnologias e quantas pessoas estão envolvidas na seleção dessas soluções.

Participe e contribua com sua experiência! A pesquisa está disponível até o dia 3 de junho no link: https://www.surveymonkey.co.uk/r/bidswitch