×

5 maneiras criativas de usar real-time bidding em sua campanha online

Engajar audiências, manter o interesse na marca, construir sugestões de compras personalizadas. No artigo escrito por, Wojciech Głowacki, diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina na RTB House, estão detalhadas algumas das estratégias que podem ser usadas pelos anunciantes com uso de tecnologias de real-time bidding (RTB). Confira:

De quiosques varejistas a gigantes do e-commerce, veja como sair do básico e incrementar suas estratégias de anúncios digitais

Nos últimos anos o espaço publicitário digital tem visto uma explosão de novas tecnologias que estão mudando as formas como a indústria do e-commerce atinge seu público. O real-time bidding (RTB), ou leilão em tempo teal, que permite a compra e a venda instantânea de visualizações de páginas individuais na internet, assim como o retargeting personalizado, um modelo de redirecionamento que exibe anúncios selecionados para usuários específicos com base em seu histórico de atividade online, provaram ser as palavras do momento para agências de publicidade digital, grandes sites de e-commerce ou mesmo pequenos negócios que possuam lojas online.

Tanto o RTB quanto o retargeting personalizado são cada vez mais buscados por sua capacidade de exibirem anúncios dinâmicos e com recursos avançados como vídeos ou áudio, que podem ser adaptados às intenções de compra de um usuário específico, suas preferências ou histórico de compras online. O modo como funcionam é bastante simples: um usuário visita uma loja online, navega até um produto, mas não finaliza a compra. Ao longo dos próximos dias, o mesmo usuário verá anúncios online sobre aquela mercadoria, ou ainda, com outros produtos de preço ou estilo semelhante. O objetivo é incentivar o cliente a clicar na propaganda e voltar à loja.

Mas indo além desta abordagem tradicional para o RTB, há um potencial muito maior que pode e deve ser explorado na tecnologia, a fim de otimizar ainda mais a estratégia por trás da exibição de anúncios online:

  1. Manter interesse na sua marca

O RTB é cada vez mais utilizado para construção ou manutenção da imagem da marca entre os clientes atuais. Os banners exibidos via RTB substituíram com sucesso métodos mais antigos de cupons de desconto via e-mail, cartões de presente ou até mesmo newsletters.

Vamos imaginar, por exemplo, que você queira divulgar um desconto para todos os usuários que, em algum momento, visitaram seu site, utilizaram seus serviços, ou compraram em sua loja há seis meses. Ao combinar os dados internos da sua loja com a tecnologia de RTB, é possível alcançar aqueles clientes com maior potencial de compra e que devem ser lembrados de sua oferta com uma proposta de promoção dirigida especificamente para eles. Em outras palavras, o anúncio está praticamente dizendo: Hey! Faz tempo que não vemos você em nosso site, venha conferir o que preparamos para você.

  1. Construir sugestões mais inteligentes

O Real-Time Bidding também oferece a oportunidade de planejar não só uma compra, mas uma cadeia inteira de eventos. Um anúncio inteligente vai além da história e das necessidades de um usuário, pois deve também despertar seu interesse em outros produtos, facilitando a tomada de decisão e sugerindo para o consumidor o que mais ele pode precisar. Por exemplo, se o seu cliente comprou o vestido vermelho, por que não mostrar anúncios com produtos que combinam com a peça ao longo dos próximos dias? Esse planejamento sequencial permite incentivar o usuário a comprar um par de sapatos ou joias que complementem o look.

  1. Crie anúncios que cantem na chuva

Investir em RTB também possibilita fazer com que suas campanhas de publicidade mudem de acordo com variáveis do mundo real, como o tempo, por exemplo. Suponhamos que você possua um e-commerce que vende pneus. Com uma estratégia de RTB, os seus anúncios podem rapidamente reagir às condições climáticas em constante mudança. Sem a necessidade de um planejamento complexo, você pode ter anúncios de pneus próprios para chuva exibidos exatamente nas áreas chuvosas naquele momento. É possível também usar a tática para fazer propaganda dos seus guarda-chuvas.

  1. Reative usuários que visitaram o site da loja e desistiram da compra

O potencial aparentemente ilimitado do RTB vem sendo aproveitado por um número crescente de players no mercado. Novas formas de atrair compradores são constantemente desenvolvidas, assim como atividades que busquem impactar aqueles usuários que não tenham mais retornado ao site da loja por um longo período de tempo, como 14 dias, por exemplo.

A falta de interesse dos usuários nesse meio tempo pode significar que eles desistiram de seus planos de compra, ou que compraram em outro lugar. Além disso, o fato de que eles não voltaram à loja nesse período também indica que eles não foram plenamente informados sobre o alcance ou os preços disponíveis no momento. Como parte das atividades auxiliares, alguns anúncios especiais podem ser usados, combinando uma apresentação atualizada da oferta da loja com elementos de uma campanha da marca, com foco sempre em ganhar o interesse dos usuários menos engajados.

  1. A colaboração entre mercados

O RTB também permite a cooperação entre empresas de diferentes segmentos do mercado, e a indústria do turismo serve como um bom exemplo. Usando esta tecnologia, agências de viagens podem facilmente atrair aqueles usuários que estão planejando suas férias e traçar o perfil do anúncio que melhor corresponda a um destino específico de interesse. Um esforço conjunto entre uma agência de viagens e uma loja de equipamentos de turismo, por exemplo, pode focar um usuário que esteja planejando uma excursão para os Alpes e exibir anúncios online de roupas de esqui.

A promoção de um negócio online com anúncios que explorem o real-time bidding pode ser feita por meio de uma ampla gama de possíveis estratégias. Em um mundo onde iniciativas rápidas e personalizadas são vitais para a publicidade, o RTB surgiu como a solução para os e-commerces engajarem (e reconquistarem) rapidamente os usuários certos na hora certa. Quando a tela do computador exibir banners promovendo seus legumes favoritos no supermercado, saiba que você chegou ao futuro da tecnologia em anúncios digitais.