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Investimentos em publicidade móvel devem saltar 120% no Brasil; Instagram e Twitter reforçam importância do país para suas receitas

Dentre as notícias que foram destaque na semana: Brasil lidera gastos em digital ad na América Latina e deve atingir crescimento de 120% em publicidade móvel esse ano, projeta eMarketer; País é o segundo maior mercado do Instagram; Twitter espera dobrar receita local em 2016; Empresas de mídia discutem revolução digital no INMA 2015.

Investimentos em mobile ad devem saltar 120% esse ano no Brasil 

Apesar do cenário econômico adverso, o Brasil se mantém na liderança regional nos gastos com publicidade digital na América Latina. E as perspectivas são positivas: até 2019 cerca de 45,9% dos gastos em publicidade digital na região serão impulsionados pelo país, um total de US$5,79 bilhões. A previsão é do eMarketer, que projeta uma alta de 16% nos investimentos em digital ad esse ano no país, atingindo US$3,4 bilhões – o que corresponde a 49,9% dos gastos LATAM. México e Argentina aparecem em seguida, com gastos previstos para 17,6% e 11,5% para o ano.

Os investimentos devem avançar 120% esse ano em publicidade móvel esse ano, totalizando US$599 milhões – cerca de 46,5% do que é gasto na América Latina. Segundo o eMarketer, o crescimento de dois dígitos segue e mantém o país na liderança da região: os gastos com mobile ads no Brasil devem alcançar US$3,75 bilhões em 2019, respondendo por 64.8% dos investimentos em publicidade digital, uma alta de 17.6% em relação a 2015.

Embora não haja números específicos sobre mídia programática no Brasil, empresas e especialistas preveem um avanço acelerado nos próximos anos, desencadeado inclusive pela crise – algo que foi destacado por executivos brasileiros que participaram do painel LATAM Programmatic Insight durante o ATS NY, evento conduzido pelo ExchangeWire. O programático emerge, então, como uma alternativa mais barata e assertiva frente a modelos tradicionais de publicidade, movimento vivenciando em países que deram um salto em programático nos últimos anos, como Inglaterra.

Brasil é o segundo maior mercado do Instagram, com 29 milhões de usuários

A rede social divulgou essa semana que possui 29 milhões de usuários ativos por mês no Brasil, o que coloca o país na segunda posição em termos de público e também de engajamento, atrás somente dos Estados Unidos. Mais de 60% dos brasileiros acessam a plataforma uma ou mais vezes ao dia, sendo que metade dos “instagramers” no país já conheceram uma marca nova na rede social.

A empresa revela que os brasileiros costumam postar fotos de comidas, viagens e eventos, e adoram seguir perfis de celebridades, moda e música. Em sua primeira passagem pelo Brasil durante a semana, a COO do Instagram, Marne Levine, enfatizou a importância do mercado brasileiro, inclusive para os anunciantes: "Não somente a comunidade brasileira é extremamente apaixonada pelo Instagram, e o Instagram por ela, mas também oferecemos uma tela criativa para negócios de todos os tamanhos mostrarem seus melhores trabalhos, e as empresas locais estão fazendo isso de uma ótima maneira”.

A rede social começou a veicular publicidade no Brasil no início do ano, em abril, e desde setembro passou a comercializar seu inventário via plataforma self-service para anunciantes de diferentes tamanhos. O Instagram informa que 97% das campanhas levaram ao aumento de brand lift e recall.

Twitter espera dobrar receita no Brasil em 2016

Outra rede social que divulgou números sobre Brasil é o Twitter, que anunciou um crescimento de 139% em receita no terceiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado e aumento de 45% no número de anunciantes. Atualmente, o alcance do microblog no país é de 40,7 milhões de usuários – número que considera também as pessoas que usam aplicativos parceiros.

A companhia projeta avanço de 100% em receita no próximo ano. “O investimento em publicidade digital está protegido nesse momento, ganhando participação no bolo total”, afirmou Guilherme Ribenboim, vice-presidente do Twitter para a América Latina. E aposta da para impulsionar o crescimento está no formato de vídeo, interações com a programação televisiva e outras parcerias com foco em eventos, como Olimpíadas.

Empresas de mídia discutem revolução digital no INMA 2015

O congresso da Internet News Media Association (INMA) reuniu em São Paulo, nos dias 8 e 9, diversas empresas de mídia, como Folha, Estadão, Zero Hora e O Globo, para debaterem formas de aumentar a audiência, receita e marca, diante dos novos desafios trazidos pelo digital. Realizado no Google, o evento também contou com a participação de veículos internacionais, entre El País e The New York Times, que trocaram experiências e boas práticas com os publishers e profissionais de marketing locais.