×

Spotify quer monetizar 75 milhões de usuários com oferta programática “única”

Com foco em oferecer audiência segmentada, 100% de viewability e formatos variados, o serviço de música por streaming passou a comercializar seu inventário globalmente por meio de private marketplace (PMP). Uma jornada programática que iniciou com experiências desde o início do ano, detalhada por Jana Jakovljevic, head de soluções programáticas do Spotify durante o ATS NY, evento do ExchangeWire realizado na última semana em Nova York (EUA).

O Spotify possui atualmente 39 mil playlists de músicas para ouvir no banho. Com alcance de 75 milhões de usuários distribuídos por 58 países, pense como empresas, por exemplo do ramo de cosméticos, produtos de higiene e outras marcas, poderiam aproveitar esse momento único, a hora do banho, para anunciar para seus clientes.

A executiva deixou claro o esforço da companhia em continuar fornecendo acesso aos seus serviços de maneira gratuita o que, consequentemente, têm trazido bons resultados. “Mais que dobramos nossa receita anual e quadruplicamos nossa receita em mobile ads, enquanto dobramos a receita em vídeo”, compartilhou.

A oferta inicialmente baseada em display e, posteriormente, vídeo, ganhou este mês o incremento do formato de áudio – este ainda disponível apenas nos Estados Unidos e Inglaterra.

Diferenciais e oferta “única”

A meta da companhia é monetizar sua base de usuários de 75 milhões de pessoas e, para tanto, aposta no oferecimento de audiência segmentada suportada por seus first-party data, que trazem dados sobre gênero e idade de usuários, além de dados sobre preferências musicais dos clientes.

Essa possibilidade de acessar audiências específicas, como o fato de fazer o targeting por playlists baseadas em atividades e gostos dos usuários, como músicas para treinar, correr e cozinhar, é sintetizada como uma oferta “única”, segundo Jana Jakovljevic, graças à clareza e riqueza dos dados disponíveis dentro de casa: “Temos os ouvidos das pessoas e podemos combinar isso com dados psicográficos para impulsionar as marcas.”

Além disso, o Spotify conta com outras cartas na manga para alcançar novos anunciantes, focando na transparência e “100% de viewability”. A head de progammatic explica que os anúncios são mostrados apenas quando o usuário está ativo no aplicativo (seja ele mobile ou desktop - este último supera o tráfego web), ou seja, os anúncios não aparecem quando se navega em outra janela.

Estratégia

A mídia programática é hoje uma das prioridades dentro do Spotify, o que mobilizou a organização inteira a integrar e automatizar processos. “É uma parte importante do nosso negócio que só tem a continuar crescendo. E isso vai nos ajudar a alcançar mais compradores de maneira eficiente”, detalhou durante entrevista.

Para tanto, a companhia optou pela “simplificação” na abordagem dos clientes na oferta programática. “Nosso time de vendas estava acostumado a vender em um ambiente de marcas premium, o que fizemos foi ilustrar todas as etapas da compra programática e tornar isso mais simples. Mostramos para as pessoas o que acontece no back-end mas para quem compra é a mesma coisa. As empresas até precisam saber o que é uma DSP, uma DMP, mas não precisam dominar esses detalhes. Só simplificamos”.