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YouTube aposta em versão por assinatura e sem anúncios; Accuen cresce US$ 25 milhões no trimestre

No giro de notícias da semana, o novo modelo de negócios do YouTube, o YouTube Red; receita da Accuen, trading desk do Omnicon Media Group, continua crescendo e deve atingir US$300 milhões em 2015; Nielsen e Rock Fuel fecham parceria para o fornecimento de dados sobre consumidores; Navegg anuncia segmentos de audiênca específicos para a Black Friday.

O YouTube anunciou novo modelo de negócio para atrair mais consumidores: o YouTube Red, uma versão paga que não exibirá anúncios. Apresentado na quarta-feira (21), o serviço premium também oferecerá conteúdo exclusivo via streaming de alta qualidade para seus assinantes, além de outros recursos, por US$9,99 dólares mensais para usuários de Android e US$12,99 para iOS. Inicialmente, o YouTube Red estará disponível exclusivamente nos Estados, a partir do dia 28. A empresa ainda não informou se o produto virá para o Brasil e América Latina.

O anúncio ocorreu na mesma semana em que a Alphabet, holding da qual pertence o Google, divulgou seus resultados para o terceiro trimestre, que superaram as previsões do mercado. Segundo a companhia, o desempenho é decorrente do “crescimento substancial da receita com buscas mobile, complementadas por contribuições do YouTube e Programmatic Advertising”.

A Alphabet registrou crescimento de 45,3% no lucro líquido na comparação anual, atingindo cerca de US$ 4 bilhões, enquanto as receitas avançaram 13% no mesmo período para US$ 18,68 bilhões. A receita de anúncios no trimestre foi de US$ 16,78 bilhões, um aumento de 13% em um ano. No entanto, o Google tem enfrentado uma redução do custo por clique (o que a empresa ganha por anúncio) especialmente por conta do baixo custo de mobile advertising e da ampliação dos serviços para outros países, onde os preços praticados são inferiores aos dos Estados Unidos. O volume total de advertising, contudo, vem crescendo em um ritmo suficiente para equilibrar a equação: enquanto o custo por clique caiu 16%, o total de cliques subiu 23%. A companhia não fornece detalhes específicos sobre o desempenho do YouTube.

Accuen deve fechar o ano com receita de US$ 300 milhões

A mídia programática tem contribuído para as receitas da Omnicon, holding de comunicação com ampla presença na América Latina. Apesar de queda na taxa de crescimento, a Accuen, trading desk pertencente ao grupo, registrou receita incremental de US$ 25 milhões no trimestre em relação ao mesmo período do ano passado (em que foi registrada receita de US$ 40 milhões). Desse modo, a receita da Accuen deve chegar a US$ 300 milhões em 2015, em comparação aos US$ 140 milhões alcançados no último ano.

A trading desk passou a atuar na América Latina em julho do ano passado, com abertura de operação em 20 mercados, dentre eles México e Argentina. Por enquanto, a companhia não possui escritório no Brasil.

De acordo com os resultados, divulgados essa semana, o crescimento orgânico em receita da Omnicom foi de 6,1% no trimestre (impulsionado especialmente pelas aquisições) sendo que a receita total apresentou queda de 1,1%, caindo para US$3,7 milhões em comparação ao mesmo período do ano passado. A holding atribui a queda ao impacto negativo das taxas de câmbio. Enquanto as outras regiões onde a Omnicom atua registraram crescimento orgânico na receita, a América Latina sofreu queda de 6,9% no período.

Nielsen e Rock Fuel fecham parceria

A Nielsen, empresa de gestão de pesquisa de mercado, anuncia parceria com a Rocket Fuel, especializada no fornecimento de plataformas de mídia programática. O acordo visa o fornecimento dados mais precisos e informações sobre o comportamento do público-alvo a anunciantes, agências e editoras.

O foco é permitir o alcance a públicos específicos, melhorando o desempenho de campanhas de marketing. Para Andrew Feigenson, Digital Managing Director da Nielsen Global, “Mídia programática é o futuro. Cada vez mais compradores e vendedores de mídia poderão confiar na tecnologia para que suas operações de publicidade, plataformas e anúncios sejam mais atraentes e convenientes", afirmou o executivo em nota.

O recurso já está disponível ao mercado brasileiro pela Rocket Fuel, que utiliza a mensuração da Nielsen para suas campanhas digitais. “Nós damos acesso ao Nielsen Digital Ad Ratings (DAR), que é uma métrica padrão global de medida de audiência. Podemos também otimizar o alcance do target em um nível maior do que a média do mercado com muito mais precisão o que ajuda os anunciantes e agências a otimizarem o ROI alcançando os consumidores em seus melhores momentos de influência”, declarou Edvaldo Acir, Diretor Geral da Rocket Fuel para o Brasil e América Latina.

Navegg terá segmentos específicos para a Black Friday

De olho na Black Friday, a Navegg empresa de data provider e DMP, criou dois segmentos de audiência. O primeiro é exclusivo para o período, com foco em “internautas com interesse em comprar durante a Black Friday”, enquanto a segunda segmentação contempla “internautas que gostam de comprar online”, e estará à disposição do mercado para outras ações.

De acordo com Caique Lauerti, especialista de produto da empresa, os segmentos reúnem internautas com intenção de compra online, seja via display ou mobile, uso de carteira digital, busca em comparadores de preço e assinatura em produtos digitais, como players de música e vídeos. Os segmentos estão disponíveis para compra em publishers como Estadão, Globo.com e Folha de S. Paulo, bem como em portais que utilizam o SSP da Rubicon, além de plataformas programáticas como o Brightroll DSP do Yahoo, Google Double Click Bid Manager, MediaMath e Turn.