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Friboi usa dados e bate recorde; Rubicon revela 20% de receita mobile; Brasileiro é o que mais paga por conteúdo

O giro de notícias da semana traz os números do case study da Friboi com a DynAdmic e TV DATA; além da Rubicon Project que mostrou os números mobile pela primeira vez, projetando US$ 200 milhões no segmento até o fim do ano. Por fim, pesquisa do Reuters Institute mostra que Brasil lidera em pagamento por conteúdo online e redes sociais para consumo de notícias.

Recorde com dados TV + digital

A Friboi alcançou recorde na campanha que veiculou com a DyAdmic e a TVDATA com objetivos de aumentar visualização e taxa de cliques. De acordo com as companhias, as métricas bateram recorde.

Em comparação com outros números na rede da DynAmic, que divulgou as métricas, o CTR ficou em 7,95%, mais que o dobro dos 3% do mercado; FCR de 64,86%, enquanto o mercado fica em torno de 23%; e ACR de 70,52% frente aos 21,15% do mercado.

“Os números finais nos surpreenderam, ficando muito acima do esperado para a campanha. Além disso, conseguimos alcançar e engajar o consumidor que tem maior interesse no nosso produto”, afirma Ricardo Morais, gerente de marketing digital da JBS Divisão Carnes.

No ar por 20 dias, a campanha sincronizou anúncios digitais e na TV. Os vídeos foram segmentados com uso de dados do consumidor e palavras-chaves como culinária, gastronomia, alimentação, bem-estar.

Marco em mobile para a Rubicon Project

A Rubicon Project divulgou pela primeira vez os números de automação de inventário premium mobile.

As ofertas mobile saltaram de 3% há dois anos para 20% das receitas gerenciadas pela empresa. A expectativa é que o ano fiscal 2015 feche com US$ 200 milhões em receita vindos dessa modalidade.

“A infraestrutura necessária que permitisse a compra e venda automática de anúncios mobile – da mesma forma como aparecem no desktop – simplesmente não existia. Ao longo desse período, temos nos esforçado bastante para desenvolver uma missão clara no crescimento do mercado mobile visando a automação de todo o setor”, explica o presidente da empresa, Gregort Raifman.

A companhia diz que mais de 70% dos 1000 maiores vendedores da comScore nos EUA usam a plataforma da Rubicon Project também para mobile. A solução apresentou uma taxa de crescimento anual de três dígitos no iOS e Android e entre inventários, tanto aplicativos quanto web móvel apresentaram crescimento anual acima de 250%.

Ainda segundo a companhia, são mais de 17 mil aplicativos no inventário.

Consumidor brasileiro põe a mão no bolso por conteúdo

O Brasil lidera entre 12 países a propensão para pagar conteúdo online. Com 23% dos brasileiros pesquisados pelo Reuters Institute para o Digital News Report 2015 admitindo que desembolsaram alguma quantia para ter acesso a notícias, o país está bem à frente que o segundo e terceiro colocado, Finlândia (14%) e Dinamarca (13%), respectivamente.

No fim da escala estão Alemanha e Irlanda (7%, ambos) e Reino Unido (6%).

O Brasil também é o topo no uso das redes sociais para disseminação de notícias - 64%, em comparação com 51%, 50% e 40% da Austrália, Espanha e Estados Unidos, que completam o ranking nesta ordem.

Não é de se espantar que o Facebook tenha dominado o setor, com 70% das menções.

A pesquisa ouviu mais de 20 mil pessoas, mais de 2 mil delas no Brasil. É importante pontuar, contudo, que apenas as áreas urbanas foram consideradas, onde justamente a renda e o acesso à internet são maiores que em outras regiões do país.