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Sobe conversão de emails no e-commerce no Brasil; Instagram se firma na América Latina

O giro de notícias da semana traz três pesquisas sobre dados e digital da região: análise do setor de e-commerce, que contabiliza queda no abandono de carrinhos de compra; a consolidação do Instagram como app móvel na América Latina e, por fim, a notícia das Américas — mídia programática como principal investimento display no setor de bens de consumo.

Desistência de compra cai; conversão de emails sobe

No primeiro trimestre deste ano, o número de abandono de carrinhos caiu 5 pontos na comparação com o mesmo período de 2014, na medição da VeInteractive no Brasil — de 87,98% para 83,74%. Em comparação com outro grande mercado de ecommerce nas Américas, o norte-americano, fica evidente que o brasileiro tem uma taxa de desistência maior, de acordo com a empresa.

O setor de casa e decoração possui a maior taxa de abandono, de 92%.

Em contrapartida, o relatório mostra uma alta nos cliques de conversão de e-mails de relacionamento, saltando de 14% para 36% na mesma base comparativa.

O relatório completo está disponível no site da empresa.

Redes Sociais LATAM

Quase metade dos usuários de tablets e smartphones na América Latina possuem o aplicativo do Instagram: 45% e 26%, respectivamente, segundo levantamento da comScore e IMS Group.

Apenas 6% nunca haviam ouvido falar da rede social, mostrando uma forte presença do serviço no mercado regional.

Ainda assim, não é surpresa que o Facebook domina o mercado, com 8 a cada 10 participantes acessando o serviço no último mês. Apenas 1% nunca havia ouvido falar do serviço, cujo aplicativo está presente em 89% dos dispositvos móveis na região.

O Facebook domina o top 3 dos aplicativos mais presentes no Brasil — Facebook, WhatsApp e Instagram são, nessa ordem, os apps mais frequentemente usados no país.

Segundo a eMarketer, a América Latina tem 178,9 milhões de pessoas (ou 45,1%) usando redes sociais em seus celulares.

Américas: bens de consumo e mídia programática

O mercado de bens de consumo é o que mais investe no online nos Estados Unidos, e deve ter a alta de investimento em digital atrás apenas da indústria de entretenimento, com alta esperada de 14% entre 2014 e 2019, de acordo com a a eMarketer.

Chama atenção a participação da mídia programática: dois terços do orçamento de display das empresas de o setor serão gastos em mídia programática, estima a consultoria, totalizando US$ 2.10 bilhões.

Altamente munida de dados, o setor consegue compilar dados de clientes de fontes third-party como varejistas e programas de fidelidade. O desafio, contudo, é tornar os dados úteis.