×

AOL fecha parceria com ROIx; Twitter cresce com destaque na América Latina

O giro de notícias dessa semana traz a AOL, que após a aquisição pela Verizon, anunciou parceria com provedor de dados first-party no Brasil; e o GlobalWebIntex do eMarketer, mostrando o forte crescimento do twitter na América Latina

AOL + ROIx

A AOL Platforms, braço da AOL (que atua no Brasil por meio do Brasil Post), anunciou nesta semana a parceria que coloca a ONE disponível no Brasil por meio da parceria com a ROIx, provedora de dados first-party no país. O serviço permite aos anunciantes otimizarem campanhas de vídeo em diversas telas, formatos e tipo de inventário.

“Relações fortes de negócio são essenciais para operar no Brasil e trabalhar com a rede local do calibre da ROIx nos dá um caminho sólido neste mercado emergente”, comentou o líder de programático da AOL, Phil Duffield, em comunicado. Segundo ele, a parceria seria consolidado no relacionamento com clientes para que tanto o buy side quanto o sell side tenha dados sólidos e simplifiquem suas campanhas digitais.

A união permite também, pela primeira vez, que a a ROIx ofereça vídeo em sua oferta. Entre os clientes da empresa atualmente estão DM9, Havas, JWT, Y&R, entre outros, com anunciantes como Chevrolet, CVC, Lenovo, Multiplus, TAM Airlines, Toyota, Samsung, Unilever e Vivo. Entre os veículos, a empresa trabalha private marketplaces com Yahoo, MSN, Terra, IG, R7, entre outros.

Vale lembrar também que por trás da ROIx está Raphael Klein, principal stakeholder da empresa.

Twitter cresce na América Latina

A semana foi marcada pela aceleração do crescimento na América Latina — 23% de alta no quarto trimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior. O número coloca a região atrás apenas do Oriente Médio e África, com 29% na mesma base comparativa, de acordo com os números do GlobalWebIndex da eMarketer.

Até o fim do ano, a previsão é que o microblog alcance 9,2% dos usuários de internet latino-americanos, ainda bem abaixo dos 20,7% na América do Norte e 13.2% na Europa Ocidental. Quase metade do grupo latino-americano, 14,2 milhões, são brasileiros, seguido de México e Argentina, com 8,1 milhões e 4,1 milhões, respectivamente.

Ainda assim, a expansão na América Latina será maior que qualquer outra região neste ano, com 17,4%, acima da média mundial de 14,1%.

A consultoria estima que 8% dos usuários de internet acessam o Twitter via qualquer tipo de dispositivo ao menos uma vez no mês neste ano. Isso significa um 250 milhões de usuários do microblog. A título de comparação, o Facebook possui 1,24 bilhão de usuários.

O investimento em mídias sociais na região está projetado para somar US$ 676,6 milhões até o fim do ano. Em termos globais, o Twitter representa aproximadamente US$ 2 bilhões do montante investido em redes sociais no mundo. Ainda que uma pequena fração desse investimento, está em segundo lugar global, já que o Facebook abocanha US$ 15,5 bilhões. O terceiro colocado, LinkedIn, está bem atrás com US$ 903,6 milhões. A eMarketer não divulga essa quebra em termos regionais.