×

eBay planeja oferecer 100% do inventário via programático no Reino Unido

Projeto experimental do eBay vai manter a publicidade do site apenas com programático por uma semana, encerrando completamente todas as campanhas convencionais. A iniciativa está agendada para a terceira semana de fevereiro.

De acordo com o site The Drum, a empresa está negociando parcerias com diversas agências e clientes para o projeto, que serão revelados posteriormente. O objetivo do teste é entender as melhores práticas em torno da criatividade e inovação puxadas pela tecnologia de anúncios, além de entender como a mídia programática pode ajudar a indústria em eficiência, economia e insights.

Em entrevista ao site britânico, o líder de anúncios do eBay, Phuong Nguyen, expõe que alguns elos da indústria entendem muito bem os benefícios da tecnologia, como as trading desks, e por isso estão empolgados em acelerar o programático -- uma vez que veem a modalidade como o futuro da publicidade online.

Ele ainda espera insights mais interessantes para agências de mídia tradicionais, à medida que elas irão questionar o eBay e até mesmo se engajar com suas trading desks para participar da experiência. Isso porque uma vez sem alternativa para a venda tradicional, elas serão forçadas a adotarem a tecnologia para não perderem uma semana de receita, pensando em targeting, métricas e execução. Segundo Nguyen, isso irá motivar criatividade, no que ele acredita e investe, mas a partir de então será possível investir de maneira mais direcionada.

O eBay possui 1,5 bilhão de impressões em todos seus sites no Reino Unido. Na estratégia da empresa está ainda uma suite de formatos de anúncios nativos e móveis como parte do projeto de programático móvel nativo. Esse inventário será também disponibilizado no piloto de fevereiro.

Apesar de planejado apenas para o Reino Unido, o executivo considera o roll out de projetos semelhantes para outros países no futuro. Uma das outras áreas que ganham destaque em publicidade do eBay são os vídeos, os quais são objetos de estudo para um formato viável de receita.