×

Terra espera duplicar venda de mídia programática até o fim do ano

Em entrevista exclusiva ao ExchangeWire Brasil, o gerente geral do Terra para América Latina, Gerardo Adame, fala das estratégias da companhia – que acaba de montar uma equipe em Miami e que irá trabalhar também com mídia programática.

Por Gabriela Stripoli

ExchangeWire Brasil: O Terra reforçou a equipe nos Estados Unidos, principalmente em mídia programática. Como está essa equipe?

Gerardo Adame: Nosso time está composto por profissionais experientes com diversas experiências. Eles trazem à mesa uma mistura eclética de experiência de mercado, como publicidade, ad operations, desenvolvimento de produto, marketing, vendas e finanças. Eles estão todos focados no aprendizado diário, construir fortes relações, criatividade e perseverança para obter resultados. Mais que tudo, nós nos comprometemos a juntar pessoas altamente motivadas, que amam o que fazem e estão se empenhando em tornar o terra bem-sucedido. Muitos dos membros do time dos Estados Unidos vêm de operações do Terra em outros países e trabalham de perto com colegas em outros países.

EWB: E por que a escolha de Miami para essa equipe? É por conta da maturidade do mercado norte-americano em comparação com a América Latina?

Adame: Os Estados Unidos adotaram inovação e tecnologia antes da América Latina e nós acreditamos que estar aqui é a chave para estar um passo à frente. Podemos testemunhar esses avanços mais rápido e começar a explorar as implementações no Terra. Além disso, Miami já foi chamada muitas vezes da “capital da América Latina”, e assim ela é. Muitas das empresas mais importantes do mundo têm sua sede latino-americana em Miami. Faz sentido ter uma parte de nossa equipe lá, à medida que isso nos permite nos conectar rapidamente com essas empresas e antecipar tendências de programático que finalmente irão alcançar a América Latina.

EWB: Como o Terra tem usado mídia programática e RTB até agora – especialmente no Brasil e América Latina?

Adame: Começamos com programátic em 2012. Em 2013, decidimos considerar essa uma área chave no nosso futuro. Ainda é um percentual pequeno do total de nossas vendas de anúncios, mas está crescendo rapidamente e esperamos duplicar as vendas programáticas anuais neste ano. Também notamos muitas marcas globais indo pesado para o programático e queremos estar à frente em todos os países onde o Terra está.

EWB: Podemos dizer que o Terra é pioneiro, então? Por que você considera isso?

Adame: Sim, o Terra sempre foi líder no mercado latino-americano. Um mote importante na nossa empresa é “discover, disrupt and deliver”. O Terra está em constante parceria com reconhecidas empresas de tecnologia que nos ajudam a estar à frente em inovação.

EWB: Então, quais são as expectativas para programático e RTB no futuro próximo?

Adame: Sem dúvidas, mídia programática continuará a crescer à medida que clientes buscam mais eficiência para atingir sua audiência alvo. Agora, está se provando muito eficaz fazer isso. A compra de mídia programática no Brasil e América Latina só podem crescer especialmente se considerarmos o quanto o mercado se tornou consciente de tecnologia. Dado o fato que as marcas são globais, veículos e agências estão adotando e abraçando o modelo de mídia programática, podemos dizer com confiança que programmatic está aqui para ficar e mudar o mundo digital.