×

Não sabe ao certo o que é mídia programática? Não se preocupe: Você não está sozinho

Um a cada quatro profissionais de marketing na Europa nunca sequer ouviu falar de mídia programática, diz estudo da AppNexus e IAB Europe

Apesar de tecnologias de mídia programática estarem entre as tendências que devem explodir nos próximos anos, o mercado brasileiro ainda está no início de desenvolvimento - a América Latina responde por apenas 5% do investimento mundial, segundo relatório da Magna Global. Por isso, não é surpresa a difícil busca por mão de obra especializada e conhecimento de mercado.

É uma surpresa, contudo, o dado do novo relatório produzido pela AppNexus e o IAB Europe: um a cada quatro profissionais da área no continente desconhece o termo. O trabalho consultou 600 agências, publishers e departamentos de marketing no Reino Unido, Espanha, Alemanha, França e Itália, entre abril e maio deste ano.

"Em resumo, muito poucos profissionais entendem a escala potencial e a velocidade dos anúncios hoje e não alocam o orçamento de maneira adequada para que agência de mídia realmente mudar o jogo", concluiu o trabalho.

De maneira similar, menos da metade das organizações de marketing na Europa têm uma estratégia de mídia programática rodando. Daqueles que ainda não a têm, 29% citam "falta de habilidades" como a principal barreira. Outros 26% dizem não ter verba disponível para programmatic, enquanto 13% afirmam faltar transparência.